Foto: Vânia Neves
Monday, 20 de October de 2025 - 05:24:28
Cooperativa local reúne mais de 500 produtores e aumenta produtividade com apoio estadual
GOVERNO DE MT FORTALECE PRODUÇÃO DE LEITE NO ARAGUAIA POR MEIO DO COOPERATIVISMO

O município de Bom Jesus do Araguaia se destaca na produção de leite graças à Cooperativa de Produtores Rurais de Bom Jesus do Araguaia (Cooperbonja), que reúne mais de 500 cooperados e produz mais de 250 mil litros de leite por dia durante o período de chuvas. A iniciativa é apoiada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e recebe assistência da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Programas de melhoramento genético, incluindo transferência de embriões, inseminação artificial e implantação de novilhas prenhas, têm contribuído para o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade do rebanho. Além de atender produtores locais, a cooperativa beneficia agricultores de municípios vizinhos como Serra Nova Dourada, Ribeirão Cascalheira e Novo Santo Antônio.

Segundo a secretária Andreia Fujioka, a Cooperbonja demonstra como o cooperativismo fortalece a agricultura familiar, facilitando o acesso à tecnologia, gerando oportunidades e aumentando a produção. Para dar suporte aos cooperados, a cooperativa criou um ponto de fornecimento de insumos essenciais, como rações, sais minerais, madeiras e produtos veterinários, vendidos a preço de custo.

O produtor Luciano Reis ressaltou a importância dessa estrutura, destacando a economia gerada e o atendimento próximo à realidade do campo. O prefeito Marcilei Alves de Oliveira e o vice-prefeito Silvio Maria Dantas reforçaram a relevância do apoio do Governo do Estado, destacando que o projeto só avançou graças à parceria com a Seaf, o vice-governador Otaviano Pivetta e o governador Mauro Mendes.

De 2019 a junho de 2025, Bom Jesus do Araguaia recebeu R$ 8,3 milhões em investimentos do Estado para a agricultura familiar, incluindo veículos, implementos agrícolas, silo vertical e caminhão com tanque isotérmico para a cooperativa. Somente no programa de melhoramento genético da Seaf, foram aplicados R$ 684.568,00, distribuídos em três etapas, resultando em 326 prenhezes.

Com o leite consolidado, o município projeta novos investimentos em cadeias produtivas como fruticultura e piscicultura, mantendo o apoio estadual como peça-chave para o desenvolvimento da agricultura familiar na região.

Texto/Fonte: Secom MT