O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) aplicou R$ 205,5 milhões em multas por crimes ambientais relacionados ao uso indevido do fogo em áreas rurais do estado, desde o início do período proibitivo, em junho. Até agora, cerca de 144 mil hectares foram fiscalizados, resultando em 153 autos de infração.
Durante a Operação Abafa Amazônia 2025, realizada na região Norte do estado, foram aplicadas aproximadamente R$ 78 milhões em multas e 22 infratores autuados por degradação de mais de 7 mil hectares de vegetação nativa.
O CBMMT utiliza tecnologias como imagens de satélite, drones e georreferenciamento para monitoramento e responsabilização dos infratores. Além das penalidades financeiras, os responsáveis podem responder civil e criminalmente, conforme a Lei de Crimes Ambientais.
O uso do fogo continua proibido em Mato Grosso: de junho a dezembro no Pantanal, de julho a novembro na Amazônia e Cerrado, e durante todo o ano em áreas urbanas. Denúncias podem ser feitas pelo 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).