Foto: CBMMT
Thursday, 22 de May de 2025 - 18:18:24
Corpo de Bombeiros aplica R$ 13 milhões em multas por uso irregular do fogo em 2025
FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL EM MATO GROSSO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) aplicou cerca de R$ 13 milhões em multas ambientais entre janeiro e maio de 2025, devido ao uso irregular do fogo no Estado. A fiscalização, que faz parte do Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF), monitorou mais de 27 mil hectares com indícios de queimadas ilegais, resultando na prisão em flagrante de uma pessoa por queima proibida.

O comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, destacou a atuação rigorosa da corporação, alinhada à política de Tolerância Zero do governo estadual contra crimes ambientais. O monitoramento remoto, apoio tecnológico e resposta imediata são estratégias centrais para proteger o Pantanal e demais biomas de Mato Grosso.

No bioma Pantanal, o período proibitivo para uso do fogo vai de 1º de junho a 31 de dezembro, enquanto nos biomas Amazônia e Cerrado ocorre entre 1º de julho e 30 de novembro. Em áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante o ano todo.

Recentemente, a Operação Infravermelho realizou vistorias no Pantanal, especialmente em Poconé e Barão de Melgaço, após detecção de focos de calor via satélite. Em Poconé, uma pessoa foi autuada e conduzida à delegacia por queimada ilegal. Já em Barão de Melgaço, o incêndio em área isolada ainda está sob investigação para determinar a causa.

O CBMMT reforça a importância da conscientização da população para evitar incêndios e anuncia o aumento das fiscalizações com o apoio das Polícias Civil, Militar e da Perícia Oficial (Politec).

Texto/Fonte: Secom MT