Foto: Secom-MT
Monday, 25 de August de 2025 - 08:08:33
Corpo de Bombeiros atua em 24 incêndios florestais e monitora 83 focos ativos
CBMMT COMBATE INCÊNDIOS EM MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu dois incêndios florestais e mantém 17 focos controlados nas últimas 24 horas. Neste domingo (24), equipes continuam o combate direto a 24 incêndios em diversas regiões do estado, incluindo municípios como Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Paranatinga e Rondonópolis.

O combate conta com o uso de máquinas pesadas, caminhões-pipa, cinco aeronaves e um helicóptero, além do apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), Defesa Civil e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). As operações buscam conter o avanço das chamas e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

Atualmente, o CBMMT monitora 83 focos de calor ativos, sendo 52 incêndios florestais (13 em terras indígenas) e 31 queimadas irregulares. Em áreas indígenas, o combate cabe ao Governo Federal, e o Corpo de Bombeiros só atua quando autorizado. Os focos de queimadas ilegais são fiscalizados pela Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite para prevenção e responsabilização dos infratores.

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, 163 focos já foram extintos em 105 municípios. O estado registrou 270 focos de calor nas últimas 24 horas: 92 na Amazônia, 175 no Cerrado e 3 no Pantanal, segundo o Programa BDQueimadas do INPE.

O CBMMT reforça que o uso do fogo é proibido para limpeza ou manejo de áreas rurais de junho a dezembro no Pantanal, e de julho a novembro na Amazônia e Cerrado. Em áreas urbanas, a proibição é válida o ano inteiro. Denúncias devem ser feitas pelos números 193 ou 190.

Texto/Fonte: Secom MT