O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso atuou no combate a 24 incêndios florestais e conseguiu extinguir dois focos nos municípios de Gaúcha do Norte e Paranatinga nesta segunda-feira (25.8). Além disso, 12 focos permanecem controlados, sem risco de propagação, em cidades como Cláudia, Alto Paraguai, Ipiranga do Norte, Santa Carmem, Sinop, Nova Maringá, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade.
As operações contam com máquinas pesadas, caminhões-pipa, quatro aeronaves e um helicóptero, além do apoio da Defesa Civil do Estado e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O monitoramento de 67 focos de calor ativos também é realizado, incluindo 9 em terras indígenas, que são de competência federal.
A fiscalização de queimadas irregulares ocorre na Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite para prevenir e responsabilizar os infratores. Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, os bombeiros já extinguiram 165 focos ativos em 105 municípios.
O CBMMT reforça que o uso do fogo é proibido para limpeza e manejo de áreas rurais entre 1º de junho e 31 de dezembro no Pantanal e entre 1º de julho e 30 de novembro na Amazônia e Cerrado. Em áreas urbanas, a proibição é permanente. Denúncias devem ser feitas pelo 193 ou 190.