Foto: Secom-MT
Thursday, 28 de August de 2025 - 10:18:25
Corpo de Bombeiros combate 26 incêndios florestais nesta quarta-feira (27)
CORPO DE BOMBEIROS ATUA EM 26 INCÊNDIOS FLORESTAIS EM DIVERSAS REGIÕES DE MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) segue atuando intensamente no combate a 26 incêndios florestais em diferentes regiões do estado, após já ter controlado 16 focos ativos nas últimas 24 horas e extinguido um incêndio em Nova Nazaré. As operações visam proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente, e ocorrem de forma contínua, com apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa, três aeronaves e um helicóptero.

Entre os focos ativos controlados, que não apresentam risco imediato de propagação, estão municípios como Cláudia, com cinco focos monitorados; Vila Bela da Santíssima Trindade, com três; Alto Paraguai, com dois; e outros em Ipiranga do Norte, Santa Carmem, Sinop, Nova Maringá, Cáceres e Comodoro. Paralelamente, equipes do CBMMT combatem incêndios em localidades como Alto Paraguai, Feliz Natal, Diamantino, União do Sul, Nova Mutum, Canabrava do Norte, Confresa, Novo Mundo, Itaúba, Colíder, Nova Canaã do Norte, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Marcelândia e Paranatinga.

No Assentamento Passa Vinte, entre General Carneiro e Barra do Garças, o combate é realizado emergencialmente pelo CBMMT, apesar de se tratar de uma área federal vinculada ao Incra, cuja responsabilidade principal é da União. Foi solicitado ao IBAMA que direcione equipes para assumir a coordenação nas áreas sob sua competência.

O Corpo de Bombeiros também monitora 74 focos de calor ativos em todo o estado, sendo 38 incêndios florestais, nove deles em terras indígenas, e outros 36 focos de queimadas irregulares. Entre os incêndios em terras indígenas estão locais como a Terra Indígena Parabubure, em Campinápolis, e o Parque Indígena do Xingu, em Paranatinga. Nessas áreas, o combate deve ser realizado por órgãos federais.

No âmbito da Operação Infravermelho, os 36 focos de queimadas irregulares estão sendo monitorados a partir da Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, com apoio de imagens de satélite e tecnologia para prevenir novos incêndios e responsabilizar infratores.

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o CBMMT já extinguiu 167 focos ativos, entre incêndios florestais e queimadas irregulares, distribuídos em 105 municípios do estado. Nas últimas 24 horas, foram registrados 236 focos de calor, sendo 206 na Amazônia, 25 no Cerrado e cinco no Pantanal, segundo dados do Programa BDQueimadas do Inpe.

O CBMMT reforça que o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais é proibido: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e Cerrado, e em áreas urbanas durante todo o ano. Em caso de incêndio, a população deve acionar imediatamente os números 193 ou 190.

Texto/Fonte: Secom MT