Foto:
Domingo, 07 de março de 2021 - 17:41:35
Covid-19: Mato Grosso anuncia colapso e pede ajuda a outros estados
O CAOS CHEGOU!
Mato Grosso registra, neste domingo (7/3), 59 pacientes com Covid-19 à espera de um leito. Outros estados também estão com UTIs cheias

O governo de Mato Grosso anunciou, neste domingo (7/3), que o sistema de saúde do estado entrou em colapso, em meio à crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus.

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) pediu ajuda a outros estados para a transferência de pacientes, mas, até o início desta noite, não obteve respostas positivas.

Nesse sábado (6/3), a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos era de 99,6% no estado, segundo a pasta.

Mato Grosso, contudo, não é exceção. Boletim publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nessa terça-feira (3/3) revela que 18 estados, além do Distrito Federal, estão com a ocupação de UTIs Covid-19 acima de 80%.

 

Em comparação com o último boletim, publicado em 22 de fevereiro, seis estados (entre eles, Mato Grosso) passaram a fazer parte dessa faixa crítica da ocupação de leitos.

Além disso, 20 capitais apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 de 80% ou mais; outras cinco têm taxas maiores que 70% e abaixo de 80%.

Em nota, a SES-MT admitiu ter solicitado auxílio dos demais estados para possível transferência de pacientes. “Até o momento, não houve confirmação oficial por parte dos estados.”

Atualmente, Mato Grosso registra 59 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de Terapia Intensiva.

“É importante frisar que, considerando a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o estado de Mato Grosso prestou assistência aos pacientes de Rondônia em janeiro deste ano e cedeu UTIs para o tratamento de pessoas que esperavam por uma vaga”, complementou a pasta.

Texto/Fonte: