Foto: Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/opiniao/frente-ampla/e-urgente-acabar-com-a-politica-criminosa-de-precos-da-petrobras/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre
Quarta, 22 de junho de 2022 - 07:21:40
CPI vai mostrar que Lula vendeu a Petrobras
COMISSÃO NA CÂMARA
COMISSÃO NA CÂMARA

O deputado federal José Medeiros (PL) defendeu nesta segunda-feira (20), a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras e a política de preços utilizada pela empresa para justificar os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis no Brasil. Para ele, as investigações vão mostrar que o ex-presidente Lula (PT) vendeu a estatal.

Durante um evento em Manaus (AM) no último sábado (18), o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) afirmou que encaminharia à Câmara um pedido para abertura da CPI. Durante a manhã de ontem, o presidente da Casa de Leis Arthur Lira se reuniu com a base aliada para estudar o assunto.

Na sessão, Medeiros explicou, durante uso da Tribuna, a importância da instalação da comissão. Segundo ele, o Brasil está passando por "minas" deixadas pela gestão do Partido dos Trabalhadores.

"O que o Brasil passa nesse momento, são as minas que o PT deixou. A Petrobras, eles estão falando toda hora aqui sobre privatização, o Lula privatizou a Petrobras. 70% dela está vendida e se hoje tem que atender acionistas, se hoje não pode mexer na política de preços é porque ela está privatizada, tem 30% só aí na mão do Estado que não pode nem mexer”, declarou.

“Infelizmente nós precisamos sim de uma CPI para mostrar ao Brasil quem tem culpa no cartório. Agora sobre ali naquela tribuna e fica naquela cantilena. Bem dizia mão santa, o PT quando não está roubando está mentindo e quando não está mentindo estão roubando. Infelizmente essa é a realidade”, emendou.

A abertura da CPI tem como objetivo apurar os impactos danosos ao país por conta das eventuais irregularidades no processo de definição de preço dos combustíveis, inclusive quanto aos benefícios corporativos envolvidos, que impactam nos custos.

O pedido é de autoria do líder do PL, Altineu Côrtes (RJ), e de outros deputados aliados do governo.

Assinaturas

O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), afirmou nesta terça-feira (21) que tem 65 das 171 assinaturas necessárias para o requerimento de criação da CPI. Ele ainda destacou que deve conseguir ainda hoje, o restante das assinaturas necessárias para implantação da investigação.

Texto/Fonte: DAFFINY DELGADO DO REPÓRTER MT