Foto: Arquivo Pessoal
Thursday, 12 de June de 2025 - 14:28:36
Criado como estratégia de vendas, Dia dos Namorados tem origem publicitária e não religiosa
DATA COMERCIAL

Comemorado no Brasil em 12 de junho, o Dia dos Namorados foi criado em 1948 como uma campanha publicitária para estimular as vendas em um dos meses mais fracos do comércio. A iniciativa partiu do publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr., a pedido de uma loja, segundo a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP).

A data foi estrategicamente escolhida por ser véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”. A primeira campanha usava o slogan: “Não é só com beijos que se prova o amor!”. O sucesso foi imediato, e rapidamente outros comerciantes aderiram à ideia. Atualmente, é a terceira data mais importante para o comércio brasileiro, de acordo com o Sebrae, embora não seja considerada feriado nem ponto facultativo pelo governo federal.

Santo Antônio ganhou fama de casamenteiro a partir de uma história popular: ele teria ajudado uma jovem sem dote a se casar, intervindo com um comerciante por meio de um bilhete que, milagrosamente, pesava o equivalente a 400 moedas de prata.

Já em países como Estados Unidos e nações europeias, o equivalente ao Dia dos Namorados é o Valentine's Day, celebrado em 14 de fevereiro. A origem mais conhecida da data remete ao bispo Valentim, que realizava casamentos às escondidas durante a proibição imposta pelo imperador romano Cláudio II. Ao ser descoberto, foi condenado à morte, tornando-se mártir e símbolo do amor romântico.

Texto/Fonte: G1