O golpe do “falso advogado” tem se espalhado pelo Brasil e funciona a partir do acesso indevido a informações públicas de processos judiciais. Em São Paulo, estado com o maior número de denúncias, criminosos se apresentam como advogados das vítimas e solicitam transferências de dinheiro sob pretextos como “pagamento de impostos” ou “liberação de valores judiciais”.
Foi o que aconteceu com Nailde, entrevistada pelo Bom Dia Brasil. Ela aguardava a conclusão de um processo desde 2019 e acreditou quando um suposto advogado informou que ela receberia um valor, desde que fizesse um PIX de R$ 4 mil para cobrir o imposto de renda. Só após ser ignorada pelo golpista percebeu o golpe.
Segundo advogados reais, os criminosos usam fotos de redes sociais, logotipos de sites e até linguagem jurídica para convencer as vítimas. Diante do aumento dos casos, a OAB Nacional lançou o site ConfirmADV, que permite checar rapidamente se o suposto advogado é registrado e se o e-mail fornecido é legítimo.
Para usar o serviço, o cidadão insere o número da OAB do profissional, estado e e-mail informado. Um pedido de confirmação é então enviado para o advogado, que deve responder em até cinco minutos. Se não houver retorno, o solicitante é informado de que a verificação falhou — o que pode indicar um golpe.
A orientação da OAB é clara: nunca fazer pagamentos antes de confirmar a identidade do advogado. Denúncias podem ser feitas diretamente no canal oficial da Ordem dos Advogados do Brasil.