Foto: MPMT
Quinta, 21 de março de 2024 - 08:22:31
Cuiabá assiste órfãos do feminicídio com salário mínimo e suporte multidisciplinar
Cuiabá assiste órfãos do feminicídio com salário mínimo
Salário mínimo e suporte multidisciplinar

Dezesseis crianças órfãs em decorrência de casos de feminicídio recebem assistência do Município de Cuiabá, incluindo um salário mínimo para cada uma e apoio de uma equipe multidisciplinar. A iniciativa, apresentada durante a jornada de entrevistas da campanha #JuntosPorElas nesta quarta-feira (20), faz parte da política municipal de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Durante o evento, a primeira-dama da Capital, Márcia Pinheiro, e a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, destacaram a importância do programa, salientando que se trata do primeiro do Brasil a oferecer auxílio específico para órfãos do feminicídio.

“A assistência financeira é o mínimo que o poder público pode fazer para ajudar as famílias e essas crianças que enfrentam constantemente o sofrimento”, afirmou a primeira-dama. Ela ressaltou ainda que a Secretaria da Mulher desenvolve ações de orientação, acolhimento e valorização, complementando o suporte financeiro.

Por sua vez, a secretária Cely Almeida informou sobre o espaço dedicado ao acolhimento de mulheres e crianças vítimas de violência no Hospital Municipal de Cuiabá, onde 1.300 mulheres foram atendidas nos últimos três anos. Ela anunciou a expansão desse espaço para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas, com previsão de início das atividades na UPA do Verdão a partir de 1º de abril.

Texto/Fonte: Fonte Helen Oliveira/ MTUOL com informações do MPMT