Foto: MPMT
Quarta, 13 de março de 2024 - 09:47:28
Cuiabá: #JuntosPorElas: Campanha aborda desafios e avanços na representatividade feminina na política
Desafios e avanços na representatividade feminina na política
Juntos Por Elas

Na jornada de entrevistas da campanha #JuntosPorElas, o estúdio bolha, localizado no Pantanal Shopping, em Cuiabá, foi palco de uma discussão crucial sobre a representatividade feminina na política e a construção de políticas públicas para enfrentar a violência contra a mulher. As convidadas da última terça-feira (12 de março), a deputada estadual Janaína Riva e as vereadoras Maysa Leão e Michelly Alencar, compartilharam suas experiências, desafios e perspectivas nesse cenário.

A deputada Janaína Riva, única representante estadual por Mato Grosso, destacou a complexidade do combate à violência contra a mulher. Além de cobrar celeridade, ressaltou a importância de proporcionar liberdade, capacitação e independência financeira às mulheres, elementos fundamentais para romper com relacionamentos abusivos. Janaína é também a responsável pela criação da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa.

A presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na Câmara de Cuiabá, Michelly Alencar, enfatizou que, embora os avanços sejam pequenos, o legislativo cuiabano tem apresentado proposições para melhorar as condições das mulheres em busca de apoio na saúde e no enfrentamento à violência. Ela ressaltou a demanda diária na Câmara, evidenciando a busca constante por ajuda.

A vereadora Maysa Leão, por sua vez, colocou as ações de combate à violência contra a mulher como uma de suas prioridades durante o mandato. Ela observa um maior interesse na defesa dessa causa na Câmara, mas destaca a necessidade de programas robustos voltados à saúde da mulher, reconhecendo que todos os tipos de violência têm impactos paralisantes.

A discussão evidencia não apenas os desafios enfrentados pelas mulheres na política, mas também os esforços contínuos para criar um ambiente mais inclusivo e igualitário, mostrando que a luta pela representatividade e pelos direitos das mulheres persiste como uma pauta central na agenda política. A campanha #JuntosPorElas continua proporcionando um espaço vital para debates construtivos sobre temas fundamentais.

Texto/Fonte: Fonte: Roberto santos/Portal MTUOL com informações do MPMT
Galeria de imagens desta notícia