Foto: PJC
Quinta, 14 de março de 2024 - 16:53:44
Cuiabá: Membros do MPMT Participam de Curso para Aperfeiçoamento no Tribunal do Júri
Membros do MPMT Participam de Curso
Aperfeiçoamento no Tribunal do Júri

Nesta quinta e sexta-feira, uma iniciativa importante está em curso para promotores e promotoras de Justiça do Estado de Mato Grosso. Setenta membros do Ministério Público estão participando do “Curso de Formação e Aperfeiçoamento do Promotor do Júri: A Atuação do Tribuno do Júri e a Compreensão Integral da Instituição para a Efetividade da Atuação na Tribuna”. O evento está sendo realizado no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá, a partir das 19h.

O curso, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Procuradoria de Justiça Especializada Criminal e o Centro de Apoio Operacional do Júri, conta com o apoio da Confraria do Júri.

A capacitação está sendo conduzida pelo renomado procurador de Justiça Criminal em São Paulo, Edilson Mougenot Bonfim. Com vasta experiência na área, Bonfim é doutor em processo penal pela Universidade Complutense de Madrid, professor-fundador da Escola de Altos Estudos em Ciências Criminais e professor convidado da Universidade de Aix-Marseille, na França. Além disso, é conferencista internacional e autor de diversas obras jurídicas reconhecidas tanto no Brasil quanto no exterior.

A programação do curso aborda aspectos teóricos e práticos relacionados ao Tribunal do Júri. Durante os dois dias de evento, serão discutidos temas como “Visão Geral do Júri Brasileiro”, “Modelos de Julgamento”, “Patologias Mentais e os Transtornos no Procedimento do Júri” e “Ciência do Cross Examination”.

A carga horária total da capacitação será de 14 horas-aula, e os participantes receberão certificados mediante um aproveitamento de 75% no curso.

O evento representa uma importante oportunidade para os membros do Ministério Público aprimorarem seus conhecimentos e habilidades no Tribunal do Júri, visando uma atuação ainda mais eficiente em prol da justiça e do cumprimento da lei.

Texto/Fonte: