Quinta, 04 de junho de 2020 - 14:26:36
Cuiabá sinaliza que não retomará aulas no 1º semestre
BASTIDORES
Prefeito deve anunciar decisão na próxima semana; crescimento da pandemia preocupa secretário

A perspectiva de retorno às aulas em Cuiabá no próximo dia 16 de junho está cada vez mais distante. A informação é do secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos.

O motivo é o aumento dos casos de Covid-19 na Capital, cujos números subiram consideravelmente desde o início da flexibilização do comércio.

Vieira Passos explicou que a ideia do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), exposta em decreto, já previa a realização de uma reunião com os setores da saúde, educação e logística para analisar as condições e especialmente os dados relacionados à disseminação e efeitos do novo coronavírus, que já infectou cerca de 1 mil pessoas em Cuiabá. No Estado, existem 3.029 casos confirmados, segundo boletim desta quarta-feira.

“Quatro ou cinco dias antes ele vai se reunir com as Secretarias de Saúde, Educação, Vigilância Sanitária e analisar os números. Se eles estiverem consideráveis, dentro de um parâmetro aceitável, se é que tem número aceitável, irá retornar. Mas se os casos estiverem crescentes e a população não se conscientizar da questão da cautela, o prefeito possivelmente vai prorrogar o início dessas atividades”, disse.

Sobre a questão da aglomeração, com uma média de 35 a 40 alunos por sala, uma série de medidas de readequação e biossegurança serão tomadas, com cursos e protocolos para os funcionários, divisão de turmas em mais de uma sala, implantação de medidas profiláticas, como instalação de tapetes desinfectantes e desinfecção das unidades, fornecimento de álcool em gel e aumento da distância entre os estudantes.

“Já iniciamos algumas ações de como identificar, o procedimento, protocolo e sanitização das salas. Também vai ser necessário intercalar o número de alunos e dividir as turmas para manter o distanciamento de no mínimo dois metros, conforme preconiza o Ministério da Saúde”, continuou Vieira Passos.

Atividades extracurriculares transmitidas via internet, iniciadas em março, vão continuar a ser transmitidas também pela televisão. “Iniciamos com uma multiplataforma, fomos pioneiros em Mato Grosso desde o início da pandemia e conta com ferramentas que dependem da internet e ferramentas que não dependem da internet, como a tevê aberta que chegou à casa de todos os pais”.

 

VOLTAR

Texto/Fonte: