Foto: Redação com Decom
Segunda, 11 de março de 2024 - 08:24:39
Curso de Roteiro em Sorriso: Desperta Grande Interesse: Capacitação com Incentivos da Lei Paulo Gustavo
Curso de Roteiro em Sorriso MT
Capacitação com Incentivos da Lei Paulo Gustavo

No universo do audiovisual, o primeiro passo para contar histórias impactantes através de vídeos é a construção de um roteiro sólido e envolvente. Pensando nisso, Helder Silva de Melo, técnico em audiovisual e especialista em Mídias Digitais para a Educação, está liderando um curso introdutório à escrita de roteiros em Sorriso, MT, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (SEMCULTJ), e incentivos da Lei Paulo Gustavo.

O curso, programado para o mês de abril, atraiu uma demanda significativa, com pelo menos 10 participantes já confirmados. Durante dois sábados, os envolvidos terão a oportunidade de absorver os princípios fundamentais da escrita de roteiros, incluindo técnicas consagradas pelo mercado audiovisual para a construção de narrativas, composição de cenas e desenvolvimento de personagens.

O projeto, que foi aprovado pelo Edital nº005/2023/SEMCULTJ/SORRISO-MT Lei Paulo Gustavo “Economia Solidária e Criativa”, não imporá custos aos participantes, destacando o compromisso com o desenvolvimento cultural e educacional na região.

As oficinas, também marcadas para o mês de abril, serão conduzidas pelo renomado jornalista Dieison Guisolfi, especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual. O curso conta ainda com o apoio de uma equipe de produtores culturais e cinéfilos locais, garantindo uma experiência completa e enriquecedora para os participantes.

Dieison Guisolfi destaca a abordagem única do curso: “O conteúdo que estamos preparando para essa oficina tem foco no desenvolvimento do pensamento criativo adaptado à realidade local. A ideia é que os participantes saiam da oficina capacitados para escrever roteiros para diferentes gêneros do cinema mas que, acima de tudo, consigam identificar como uma história pode ser convertida em produções audiovisuais de fato, considerando os recursos disponíveis em cada contexto.”

O interesse pela formação superou as expectativas, conforme relata Sílvio Inoui Filho, membro da equipe organizadora: “Abrimos o processo de inscrições por meio das mídias sociais e, em menos de três dias, preenchemos as vagas previstas no projeto.” Diante desse cenário, o grupo estuda a possibilidade de disponibilizar mais algumas vagas antes do início da oficina, visando contemplar ainda mais pessoas interessadas no desenvolvimento de suas habilidades na área de roteiro audiovisual.

O curso surge como uma oportunidade imperdível para os apaixonados por cinema e narrativa, promovendo o crescimento artístico e profissional dos participantes, alinhado com as potencialidades locais e os recursos oferecidos pela Lei Paulo Gustavo.

Texto/Fonte: Fonte: Helen Oliveira/ MTUOL com informações da Redacão com Decom
Galeria de imagens desta notícia