Teve início na manhã desta segunda-feira (19), em Cuiabá, a 4ª edição do Curso de Planejamento de Operações de Repressão Qualificada, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com a Polícia Civil de Mato Grosso, com apoio da Cecor e da Acadepol. A capacitação tem como foco aprimorar técnicas e metodologias para operações contra organizações criminosas, desde a concepção até a execução simultânea das ações.
O curso conta com a participação de 60 policiais civis de todas as 27 unidades federativas do Brasil, todos atuantes em unidades especializadas de enfrentamento a facções criminosas que compõem a Renorcrim. O objetivo, segundo a organização, é fortalecer a integração entre as polícias civis de todo o país, diante do avanço da criminalidade organizada.
“A criminalidade está se adaptando rapidamente, e nós precisamos manter nossas equipes preparadas para combater, isolar lideranças e descapitalizar facções”, afirmou a delegada-geral da PC-MT, Daniela Maidel, ressaltando a importância da articulação nacional.
O delegado Gustavo Henrique da Silva Neves, da Draco do Acre, também destacou o papel estratégico da troca de experiências entre estados: “As facções atuam de forma integrada e nós também precisamos conhecer e replicar o que tem dado certo nos estados vizinhos”.
Durante a cerimônia de abertura, o diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp, Rodney da Silva, elogiou a política de segurança de Mato Grosso, classificando-a como modelo nacional. “Vou levar ao ministro Lewandowski que o Estado de Mato Grosso é referência no combate às facções criminosas”, afirmou.
Segundo o governador Mauro Mendes, os avanços são fruto de investimentos em inteligência, tecnologia, armamento e capacitação, além da dedicação dos servidores. “Nossos profissionais fazem a diferença com uma repressão qualificada e eficaz”, disse.
A capacitação ocorre na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e segue até sexta-feira (23.5), totalizando 40 horas de aulas ministradas por especialistas de diversas regiões do país.