Foto: ASSESSORIA PARLAMENTAR
Terça, 19 de outubro de 2021 - 16:01:58
Dal Molin destaca benefícios do Hospital do Amor em Sinop: “estamos unidos e engajados nesta causa”
POLITICA
A estimativa é de que sejam oferecidos diariamente 56 exames de colo uterino (Papanicolau/preventivo) e outros 60 de mamografia, para mulheres com idades entre 25 e 69 anos.

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) participou nesta segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores de Sinop, da solenidade que marca o início do atendimento da Carreta do Amor na região norte de Mato Grosso.

Idealizado pelo Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso, em parceria com a Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer (Avip), a carreta irá percorrer os 15 municípios que compõe o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.

A estimativa é de que sejam oferecidos diariamente 56 exames de colo uterino (Papanicolau/preventivo) e outros 60 de mamografia, para mulheres com idades entre 25 e 69 anos.

 

“A saúde pública ainda é uma das maiores dificuldades em nosso estado. Temos milhares de mato-grossenses aguardam por cirurgias eletivas. Essa demora, infelizmente tem custado vidas humanas. Estamos unidos e engajados para mudar essa triste realidade”, afirmou Xuxu Dal Molin ao reforçar que segue fazendo gestão junto ao governo para acelerar as obras de conclusão do Hospital do Amor em Sinop.

 

“Já estivemos reunidos com o presidente Max Russi [Assembleia Legislativa] e com o deputado Dilmar Dal Bosco para discutirmos formas para efetivar o projeto. Estamos articulando para que o Hospital do Amor seja contemplado com recursos públicos no próximo orçamento (...). Mato Grosso precisa oferecer uma saúde pública de qualidade a seu povo, assim como faz o Hospital do Amor em todo território nacional”, assinala.

 

Sede improvisada

Para facilitar a busca por tratamento especializado, um grupo de pessoas lideradas pela Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer e por membros do Rotary Club, deram início as obras de construção da sede própria da unidade, uma extensão do Hospital do Amor de Barretos (SP).

 

Atualmente, a unidade funciona em um prédio alugado, situado na rua das Magnólias nº 153 na área central de Sinop.

 

Somados aos atendimentos da unidade móvel, a iniciativa deve oferecer mensalmente em torno de 2.350 exames, sendo 1.350 mamografias e 1 mil exames de Papanicolau.

 

Ao citar a importância da vinda do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicanos), agradeceu o empenho das entidades filantrópicas e o apoio recebido de gestores municipais, representantes da bancada federal e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

“Sinop, o médio norte e o norte de Mato Grosso estão recebendo um grande presente. Economizar tempo e distância para que o tratamento aconteça de maneira semelhante ao oferecido em Barretos. Agradeço a Deus por esse momento, aos voluntários e as demais autoridades que contribuíram e continuando contribuindo para a realização deste sonho. Eu tiro meu chapéu para todos vocês”, disse Dorner.

Texto/Fonte: ASSESSORIA