Foto: Josué Luz/TV Globo
Wednesday, 03 de September de 2025 - 12:06:58
Deputado estadual TH Joias é preso no Rio por suspeita de ligação com o Comando Vermelho
OPERAÇÃO ZARGUN E BANDEIRANTE

O deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias (MDB), foi preso nesta quarta-feira (3) em uma ação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público do Rio de Janeiro. O parlamentar estava em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, após não ser encontrado em sua residência oficial.

As operações Zargun e Bandeirante resultaram em pelo menos 15 prisões de um total de 18 mandados expedidos. Entre os detidos estão um delegado da PF, policiais militares, ex-secretários e Gabriel Dias de Oliveira, o “Índio do Lixão”, apontado como um dos chefes do Comando Vermelho. Também foram presos assessores e aliados do deputado, além de militares de unidades de elite da PM.

De acordo com a investigação, TH Joias teria utilizado o mandato parlamentar para favorecer a facção criminosa, inclusive nomeando comparsas para cargos na Assembleia Legislativa. Segundo a PF, o grupo também importava armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China, revendidos até para facções rivais. Estão em curso medidas de sequestro de bens avaliados em R$ 40 milhões.

A Procuradoria-Geral de Justiça do Rio denunciou o deputado e mais quatro pessoas pelos crimes de associação ao tráfico e comércio ilegal de armas de uso restrito. A denúncia aponta vínculos estáveis do grupo com o Comando Vermelho, atuando nos complexos da Maré, Alemão e Parada de Lucas. Além da intermediação de drogas e armamentos, a organização movimentava grandes quantias em dinheiro vivo para sustentar as atividades ilícitas.

A Assembleia Legislativa do Rio informou que acompanhou as diligências e prestou apoio às autoridades durante a execução dos mandados. Já o MDB anunciou a expulsão imediata do parlamentar de seus quadros, afirmando que ele já vinha se afastando da orientação partidária em votações.

Antes de ingressar na política, TH ganhou notoriedade no design de joias personalizadas, atividade que herdou do pai. Sua marca já produziu peças para artistas como Poze do Rodo, L7 e para o jogador Vini Jr. O apelido “Joias” veio justamente dessa trajetória como ourives.

As ações desta quarta-feira fazem parte da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio de Janeiro (Ficco/RJ), que reúne Polícia Federal, Ministério Público Federal, Polícia Civil e Ministério Público estadual.

Texto/Fonte: G1