Foto: portal sorriso
Quarta, 13 de março de 2024 - 08:48:17
Desvendando o Sabor da Pitaya: Encontro Técnico em Sorriso promove conhecimento e incentiva o cultivo
Desvendando o Sabor da Pitaya
Encontro Técnico em Sorriso promove conhecimento

Imagine uma fruta rústica, de sabor doce e polpa firme, com cores vibrantes que conquistam os paladares mais exigentes. Essa é a pitaya, e em Sorriso, a Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa) está incentivando seu plantio através do programa Frutifica Sorriso. Nesta sexta-feira (15.03), o 1º Encontro Técnico Manejo da Cultura da Pitaya oferecerá aos participantes a oportunidade de explorar uma plantação em florada, compartilhando conhecimentos com a produtora Leonilda Luciana Estruzani da Silva, uma pioneira no cultivo em Sorriso.

O evento, apoiado pela Cresol, Clube Amigos da Terra (CAT), e pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), contará com a presença do renomado engenheiro agrônomo Welington Procópio, especialista em pitayas. A iniciativa busca não apenas esclarecer dúvidas sobre o manejo da fruta, mas também destacar a crescente demanda e a rentabilidade que ela oferece aos produtores locais.

O coordenador do Frutifica Sorriso, Paulo Velozo, enfatiza a importância de trazer conhecimento prático aos agricultores: “É uma oportunidade única para os produtores sanarem suas dúvidas e integrarem a produção de pitaya com outras frutas conhecidas”. O evento seguirá um cronograma que inclui palestra técnica, visita à área de produção e encerramento, promovendo o aprendizado e o fortalecimento da produção agrícola local.

Texto/Fonte: Fonte:Yan Rocha/MTUOL com informações do Portal Sorriso
Galeria de imagens desta notícia