Foto: Reprodução
Segunda, 02 de agosto de 2021 - 08:30:32
Diego, Mena e Thiago são novos prefeitos de Acorizal, Matupá e Torixoréu
1ª ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE MT
Estas foram as primeiras eleições suplementares ocorridas em MT

Eleitores dos municípios de Acorizal, Matupá e Torixoréu, cidades do interior de Mato Grosso decidiram neste domingo (01), prefeitos e vice-prefeitos nas eleições suplementares.

O candidato Thiago Timo (PSB) e o vice José Wilton (PSB) foram eleitos para comandar a cidade de Torixoréu com 55,09% dos votos válidos. O segundo colocado foi Jonnes Sagin, 44,91%.

Thiago foi o vereador mais votado na eleição de 2020 e já estava atuando como prefeito interino desde que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) determinou a realização de novas eleições.

A nova disputa foi determinada em dezembro do ano passado, porque a candidata eleita, Inês Coelho (DEM), foi impedida pela Justiça Eleitoral de assumir o cargo.

Isso porque as novas regras eleitorais impedem mais de dois mandados consecutivos de um mesmo grupo familiar e o marido de Inês era prefeito da cidade. Ela é esposa do ex-prefeito de Torixoréu, Odoni Mesquita, que esteve no cargo de 2013 a 2016.

O candidato com o apoio do governador Mauro Mendes (DEM) e do presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB). Com 3,5 mil habitantes, Torixoréu contou com quatro locais de votação. Os custos da eleição estão estimados em R$ 92,2 mil.

De acordo com o TRE, foram registrados apenas 33 votos nulos (1,20%) e 11 votos em branco (0,40%).

Votação em Matupá

Em matupá (695 de Cuiabá) o ex-vereador e empresário Bruno Mena (DEM) foi eleito o novo prefeito obteve 55.58% dos votos, ou seja, foi a escolha de 4.460 eleitores. O vice dele é o agricultor Celso Luiz Sorgatto (PSDB).

Geraldo Gezoni Filho (PSB) e Marinilde Bernardi Dall Acqua (MDB), que é professora e ficaram em segundo com 32,55% dos votos. Em último lugar ficou Geraldo Gezoni com apenas 11,88% da votação.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a realização de novas eleições no município após o candidato Fernando Zafonato (DEM), eleito em 2020 ser condenado por improbidade administrativa pela Justiça Estadual por, supostamente, ter contribuído para direcionar processos de licitação para o transporte escolar de crianças.

Neste domingo foram registradas 1,20% entre votos em branco e nulos. Foram as urnas 8.260 pessoas.

Acorizal

Dois candidatos disputaram a vaga de prefeito no município de Acorizal, são eles Benna Lemes (DEM) e vice, Maldo Sá (PP) e Diego Taques (PSD) vice, Ubiracy Vilela, o Bira (Pode).

Com 55,04% do total de votos válidos no município Diego Taques foi eleito. Benna Lemes ficou em segundo lugar, com 2.253 votos (44,96%).

Diego Taques foi candidato a vice-prefeito nas eleições de 2020, na chapa do ex-deputado Meraldo Sá (PSD). Eles chegaram a vencer as eleições, mas o registro de candidatura foi negado pela Justiça Eleitoral, pois Meraldo Sá foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Meraldo foi condenado por improbidade administrativa em 2018, em ação movida pelo Ministério Público que o acusou de ter realizado despesas não autorizadas quando era vereador em Acorizal, entre 2001 e 2012.

Texto/Fonte: DAFFINY DELGADO / REPÓRTER MT