A partir desta quinta-feira (10), a transferência de estudantes entre escolas da rede estadual de Mato Grosso pode ser feita pela internet. O novo serviço foi lançado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do aplicativo e site MT Cidadão.
Segundo a Seduc, o objetivo é tornar o processo mais rápido, seguro e fácil para alunos, pais ou responsáveis, além de facilitar o acesso às informações escolares.
Com a nova ferramenta, é possível solicitar a transferência de forma digital, sem precisar ir até a escola. Para isso, o CPF do responsável deve estar vinculado ao cadastro do aluno. O pedido é feito acessando a opção "solicitar transferência de estudante entre escolas da rede estadual", e enviando alguns documentos, como RG ou CNH, uma selfie, certidão de nascimento ou RG do aluno, CPF e comprovante de residência (como conta de luz).
A Seduc afirma que, além de modernizar o atendimento, a medida ajuda a reduzir o uso de papel e facilita a vida das famílias, garantindo mais agilidade e conforto no acesso à educação.