Foto:
Domingo, 24 de janeiro de 2021 - 20:04:23
Divórcios em Mato Grosso crescem 15% no segundo semestre de 2020
DURANTE CONFINAMENTO
O estado acompanha a taxa de crescimento do país. O mês de outubro foi aquele com maior número de divórcios desde 2007, com mais de 7,6 mil divórcios no país em um período de tempo de 31 dias.

O número de divórcios em Mato Grosso cresceu 15% no segundo semestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado. Esses dados são de um levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB). 

De acordo com o levantamento, foram 671 divórcios extrajudiciais, realizados nos cartórios do estado contra 584 no segundo semestre de 2019. A variação de um ano para outro é bem superior à média histórica estadual, que apontava queda média de 1,6% nos divórcios em cartórios desde 2010, ano em que foi introduzido o divórcio direto no país.

De acordo com o presidente da CNB de Mato Grosso, Paulo Henrique Felipetto Malta, o aumento no número de divórcios ao novo cotidiano imposto pela pandemia, associado à possibilidade de terminar a união de forma online.

O estado acompanha a taxa de crescimento do país. O mês de outubro foi aquele com maior número de divórcios desde 2007, com mais de 7,6 mil divórcios no país em um período de tempo de 31 dias.

O ex-casal Juliana Damasceno e Mário Antenor, se divorciaram durante a pandemia, em julho do ano passado. Segundo eles a decisão da separação foi em conjunto, após uma longa conversa entre os dois.

"Não culpamos totalmente o isolamento social da nossa separação. Muito antes estávamos desacordando em muitos segmentos da nossa vida e percebemos que não daria certo e ambos iriam se machucar. Tentamos nos reaproximar, mas o dia-dia juntos não deu certo. Foi então que decidimos nos separar amigavelmente, até por que temos filhos juntos e teremos que criá-los", explicou Juliana.

Eles entraram com o divórcio por meio do site, que fica disponibilizado a plataforma e-Notariado. Segundo o ex-casal, todo processo foi rápido e seguro sem muitas demoras.

"Ficamos sabendo dessa plataforma e deu super certo, decidimos nos separar e o divórcio saiu rápido. Não precisamos nem sair de casa", finalizou Juliana.

 

Juliana e Mário ficaram juntos por 10 anos, tiveram 2 filhos e construíram uma casa juntos. Eles venderam a casa e os outros bens que tinham juntos para que ninguém sair perdendo e agora compartilham a guarda das crianças.

Veja como fazer o divórcio online 

Para realizar o divórcio em Cartório de Notas, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes.

O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado, onde o casal, em posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

Texto/Fonte: