O proprietário de um prostíbulo no município de Cumaru do Norte, no Pará, foi preso em ação conjunta das Polícias Civis de Mato Grosso e Pará na terça-feira (17). O homem, de 56 anos, tinha mandado de prisão preventiva decretado pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, por crimes que incluem prostituição, exploração sexual, rufianismo, ameaça, estupro e lesão corporal.
As investigações começaram após denúncias de mulheres que procuraram a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá relatando que foram atraídas para o garimpo Maria Bonita com a promessa de trabalho como cozinheiras e salário de R$ 5 mil. No entanto, ao chegar ao local, foram obrigadas a se prostituir e manter relações sexuais com garimpeiros.
As vítimas também relataram agressões físicas e psicológicas durante o período em que estiveram no prostíbulo, além de serem liberadas somente após pagamento de valores elevados.
A prisão foi cumprida em Redenção (PA), em uma operação integrada entre a Delegacia de Confresa (MT) e a Polícia Civil do Pará. Outro envolvido no esquema já foi identificado e segue foragido da Justiça.