Foto: Reprodução
Quinta, 20 de julho de 2023 - 08:38:33
Droga K9: quais os efeitos dessa droga que te transforma em “zumbi”?
Droga K9
A droga K9 é uma das mais mortais da atualidade, e pode causar danos irreversíveis ao cérebro e ao coração. É uma mistura de cocaína, heroína e fentanil, um opióide sintético que é 50 vezes mais potente que a morfina.

Droga K9 ou zumbi como é conhecida tem feito o número de seus usuários subirem, pois segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo identificou que ao longo do ano de 2022 ocorreram 98 possíveis intoxicações relacionadas à substância química. Desde o início de 2023 até abril, foram registrados 216 atendimentos semelhantes. Um número significativo de indivíduos atendidos, tanto na rede pública quanto na privada.

Um dos principais motivos para o aumento do consumo está relacionado ao preço: a maconha sintética possui um valor tão acessível quanto o crack. É possível adquirir a K9 por menos de 10 reais, às vezes pela metade desse preço no Brasil. Para entender como age essa droga no organismo e a devastação que ela faz na vida da pessoa e de sua família, confira o artigo a seguir que contou com a colaboração da psiquiatra do Hospital Santa Mônica, Dra. Ana Maria Noyama.

O que é a droga K9?

A droga K9 é uma substância sintética que imita os efeitos da maconha, mas com uma potência muito maior, devido à alta concentração de THC. Ela é feita a partir de plantas pulverizadas com produtos químicos que atuam nos receptores de canabinóides no cérebro. A K9 pode causar alucinações, paranoia, ansiedade, taquicardia, convulsões e até a morte.

Visto que, deixa a pessoa entorpecida, completamente fora da realidade, inclusive com perdas de sentido. O dependente químico corre o risco de ser atropelado, pular de um prédio ou viaduto, agredir outros indivíduos sem saber o que está fazendo. Ela é ilegal em muitos países e pode ser encontrada em forma de cigarros, incensos ou ervas aromáticas.

Por que é uma das mais mortais da atualidade?

A droga K9 é uma das mais mortais da atualidade, e pode causar danos irreversíveis ao cérebro e ao coração. É uma mistura de cocaína, heroína e fentanil, um opióide sintético que é 50 vezes mais potente que a morfina.

Essa combinação é extremamente perigosa, pois aumenta o risco de overdose e parada cardíaca. Além disso, a K9 pode provocar, além dos problemas citados, esquizofrenia, e depressão. Muitas pessoas que usam essa substância acabam se tornando dependentes e perdem o controle de suas vidas.

Inclusive, é ilegal em muitos países, mas ainda é vendida no mercado negro por traficantes sem escrúpulos. Por isso, é importante se informar sobre os efeitos nocivos dessa droga e evitar qualquer contato com ela. A K9 não vale a pena, pois pode custar a sua vida.

Onde surgiu a produção da droga K9?

Uma das drogas mais letais na sociedade contemporânea consiste em uma combinação de substâncias químicas, proporcionando uma sensação momentânea de prazer. Os efeitos colaterais dessa da K9 podem se manifestar rapidamente e de forma severa, com um potencial extremamente alto de causar dependência química.

Essa substância, também conhecida como “sais de banho”, “krokodil” ou “cloud nine”, Spice, K2, K4 e High Legal é uma droga sintética extremamente perigosa, não apenas devido à sua capacidade viciante, mas também por deixar os usuários de maneira irreconhecível.

Existem diferentes variantes das drogas K, sendo elas K2, K4 e K9. As distinções estão relacionadas, principalmente, à forma de apresentação e outras substâncias associadas a essas drogas sintéticas produzidas em laboratório.

Quando essa substância é borrifada em papel, recebe o nome de K2; quando é combinado com tabaco para fumar, é conhecido como K4; e, quando é borrifada em porções de outras drogas, como cocaína ou maconha, recebe o nome de K9. A associação com a maconha resultou no termo “supermaconha” para descrever essa combinação.

A chegada repentina dessa droga aos Estados Unidos em 2010 causou uma disseminação descontrolada, levando os médicos a um processo de estado de alerta e diversas regiões do país a banirem sua composição química.

Além disso, a droga zumbi foi classificada na lista de substâncias controladas pela Drug Enforcement Administration (DEA), uma agência federal responsável por regular e reprimir o uso de entorpecentes.

No entanto, devido à falta de um depósito oficial por parte do Governo Federal, essa substância alucinógena ainda pode ser encontrada facilmente em algumas cidades dos Estados Unidos.

Quais são os efeitos da droga K9?

A droga K9 imita os efeitos da maconha, mas com um potencial muito maior de causar danos à saúde. Os efeitos dela podem variar de acordo com a dose, a pureza e a sensibilidade de cada pessoa, mas alguns dos mais comuns são:

  • alterações na percepção do tempo e do espaço;
  • alucinações visuais e auditivas;
  • ansiedade, paranoia e pânico;
  • aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial;
  • náuseas, vômitos e diarreia;
  • convulsões, tremores e espasmos musculares;
  • perda de consciência e coma;
  • agitação e agressividade;
  • sonolência;
  • tontura;
  • alucinações, delírios e psicose;
  • problemas respiratórios;
  • problemas gastrointestinais;
  • comportamento violento;
  • pensamentos suicidas;
  • acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame;
  • rabdomiólise (destruição das fibras musculares);
  • insuficiência renal.

Após o uso da droga, o dependente químico experimenta os efeitos prazerosos da liberação de dopamina. No entanto, o problema é que essa substância tem um alto potencial de causar dependência física e psicológica, como já dito, o que leva a um aumento e frequência cada vez maior no consumo.

Devido à presença da desomorfina, a droga pode induzir a efeitos ansiolíticos, gerando paranoia, delírios e agitação. Dessa forma, o organismo tem dificuldade em eliminar rapidamente a substância química, o que faz com que ela se espalhe no sangue e prejudique o funcionamento de diversos órgãos internos.

A longo prazo, os usuários de drogas zumbi podem desenvolver emoções que alteram seu comportamento em diferentes situações. Não é surpreendente que quadros de psicose e comportamentos violentos frequentemente acompanhem esses indivíduos. Geralmente, os sinais externos são alarmantes, pois se tornam visíveis após o uso da droga.

Inclusive, a combinação de substâncias empregadas no entorpecente pode causar úlceras em toda a pele e mucosas, além de abscessos podendo exigir a amputação de membros. Com a presença dessa química no sangue, há um grande risco de danos aos tecidos. Em casos mais graves, ocorre a decomposição dos músculos e exposição dos ossos. A necrose e a gangrena são comuns, especialmente nos locais de aplicação da K9.

No entanto, nada impede que ela se espalhe e afete todos os sistemas e órgãos do corpo, causando danos irreversíveis, por exemplo ao cérebro, ao fígado, aos rins e aos pulmões. A internação muitas vezes é necessária para manter o usuário afastado da droga nociva e evitar problemas mais graves, como a sua morte. Visto que, o objetivo é garantir um acompanhamento especializado para controlar os danos e promover a recuperação da sua saúde.

Qual a composição da droga K9?

Trata-se de uma combinação de substâncias nunca testadas em seres humanos, cuja fórmula foi compilada em 28 dos 51 estados americanos, mas ainda não foi vetada pelo governo federal.

Essa droga zumbi tem origem em uma planta africana utilizada como repelente de insetos. Em sua composição, geralmente são encontrados potentes estimulantes e psicoativos, como a mefedrona, metilona ou MDPV (metilenodioxiprovalerona).

A substância principal encontrada nessa droga é a desomorfina, uma espécie de morfina sintética. Essa droga pode ser facilmente produzida em casa por meio do uso de substâncias de fácil acesso, como codeína (um medicamento indicado para dor), gasolina, ácido clorhídrico, iodo, fósforo.

Devido à quantidade de produtos utilizados em sua fabricação e às suas características, é evidente que a mistura formada é altamente tóxica e cheia de impurezas. Ela atua diretamente no sistema nervoso central, afetando e desorganizando as funções de quem a consome.

Qual o grau de dependência?

É importante ressaltar que diferentes drogas podem ter graus variados de dependência, e isso pode mudar de acordo com os fatores, incluindo a substância química acionada, a forma de uso, a frequência, a dose e as características individuais do usuário.

No entanto, é importante lembrar que qualquer droga pode ter potencial para causar dependência física e psicológica. Substâncias que causam euforia, alterações de humor intensas ou alívio de ansiedade têm maior probabilidade de levar à dependência. A dependência de drogas é um problema complexo e multifatorial que pode variar de pessoa para pessoa.

Se você estiver preocupado com o uso de alguma droga específica ou conhecer alguém que esteja enfrentando problemas relacionados a isso, é altamente recomendável procurar ajuda de profissionais de saúde especializados, como médicos, terapeutas ou serviços de apoio a dependentes químicos. Eles poderão fornecer orientações e atendimento para lidar com essa questão.

Qual o tempo de duração do efeito da droga?

Os compostos presentes nas drogas K atuam nos receptores responsáveis ​​pelas sensações do organismo. Quando esses receptores são afetados, podem gerar alucinações visuais, auditivas, olfativas, gustativas e táteis.

Assim, as substâncias presentes nas drogas K, que tentam imitar o THC encontrado na maconha, têm efeitos duplos. Algumas pessoas podem experimentar euforia, alucinações, paranoia e alterações na consciência, enquanto outras podem apresentar sonolência, fadiga, relaxamento muscular, ansiedade e convulsões graves.

As ações dessas drogas são devastadoras e podem durar horas, tendo seu ápice em 30 minutos, podendo mesmo levar à morte. Logo, a dependência das drogas K é imediata, e já no primeiro uso as consequências são extremamente graves, especialmente cerebrais.

Há casos reais para serem contados?

Sim, o Hospital Santa Mônica registrou um aumento de casos nos últimos meses, além disso, todos esses pacientes relataram surto psicótico atrelado ao uso da droga, diferentemente do que ocorre com outras substâncias, reforça Dra. Ana Noyama.

Também na internet você pode verificar diferentes relatos de pessoas que fizeram uso da droga zumbi, confira os depoimentos abaixo. Os nomes dos usuários não aparecem para segurança deles.

“Experimentei uma dose e minha existência pareceu um rumo inesperado. A K9 é algo sério, não é para brincadeira. Os indivíduos dizem que é maconha, mas não é. Meus amigos estavam todos acabados, vivendo nas ruas. Fiquei extremamente magro, não conseguia comer, vomitava diariamente e meu estômago estava vazio”.

“Inalei duas vezes. Meu primo pegou o cigarro de maconha da minha mão e afirmou que já era o suficiente. Eu disse que não tinha sentido nada, mas após alguns segundos, comecei a experimentar uma sensação de peso nas minhas costas, como se carregasse uma carga de uma tonelada. Comecei a suar, meu coração pulsava fortemente, a falta de ar era grande e a tontura me dominava. Parecia que eu estava enfrentando 20 ataques cardíacos ao mesmo tempo”.

“Após usar Spice por várias semanas, despertei em uma madrugada e imediatamente caí no chão, incapaz de mover minhas pernas e quadris. Minhas únicas ações possíveis foram me arrastar, apoiado nos meus antebraços. Sem conseguir chegar a algum lugar, permaneci no chão por um período de 13 horas, gritando por socorro, batendo no solo e buscando ajuda. Os médicos afirmaram que se tivesse demorado mais duas horas meu socorro, eu teria perdido a vida. Terei uma longa estadia no hospital”.

O que fazer quando alguém estiver viciado na droga K9?

O primeiro passo é dialogar com a pessoa, mostrando que você se importa e que está disposto a ajudá-la a encontrar o tratamento mais adequado. Evite fazer críticas ou julgamentos e tente se colocar no lugar dela. Depois, procure ajuda especializada, como um médico ou um psicólogo que tenha experiência em dependência química, e leve-a para uma clínica de recuperação.

O tratamento para o vício em K9 pode envolver terapias individuais e em grupo, além de medicamentos para aliviar os sintomas de abstinência e prevenir recaídas. Lembre-se também de que a recuperação é um processo longo e que requer paciência e persistência. Inclusive, o apoio da família neste momento é imprescindível para auxiliar o paciente em sua recuperação.

Portanto, é fundamental conscientizar a população sobre os perigos do consumo da droga K9 e tomar medidas para prevenir o seu uso. Para isso, é importante buscar informações, como esse artigo, para entender os efeitos negativos dessa substância química e compartilhar isso com amigos, familiares e comunidade para que eles fiquem atentos.

Se você conhece alguém que está sofrendo com o vício da droga K9 ou se você mesmo está enfrentando esse problema, não hesite em buscar ajuda. Entre em contato com o Hospital Santa Mônica, uma instituição especializada no tratamento de dependentes químicos, para receber orientação e suporte adequado. Não deixe que essa droga destrua vidas e famílias. Faça a sua parte e contribua para combater o uso da droga K9, protegendo a sua saúde e de quem você ama.

Categoria: Dependência Química

Tag: 

Texto/Fonte: hospitalsantamonica.