Foto: RepórterMT
Sexta, 18 de junho de 2021 - 08:38:48
Eduardo Bolsonaro em MT: Produtores querem linha de crédito para construção de silos
VISITA EM MT

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), está em Mato Grosso para conhecer as demandas do agronegócio. Em conversa com jornalistas, na sede da Associação de Produtores de Soja e Milho de MT (Aprosoja), Eduardo afirmou que já identificou algumas demandas como a questão da armazenagem dos grãos.

Nesta sexta-feira (18), o parlamentar visita uma fazenda em Campo Verde (131 km de Cuiabá) para conhecer a estrutura.

Conhecer aqui, saber um pouco das demandas daqui, significa também saber um pouco das demandas dos paulistas. Eu saio daqui muito mais motivado, sabendo de questões postas que eu não conhecia, como a necessidade de uma linha de crédito especial para construção de silos, se possível, com juros baixos”, disse Eduardo.

A linha de crédito iria permitir que os produtores se livrem de “atravessadores”. “Dessa maneira, ele não fica na mão de intermediários porque logo após a colheita, ele se vê obrigado a vender logo esse produto, o que coloca ele em desvantagem nessa negociação. Se o nosso agronegócio já é pujante, nosso produto pode ser ainda mais competitivo”, completou.

A demanda será levada para bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O deputado ainda disse que pode levar o pedido de crédito aos produtores rurais a qualquer outro banco privado, desde que seja de forma “republicana”.

Nós não estamos mais nos tempos do PT, onde o BNDES financiava obras no exterior. O BNDES se vê, hoje, financiando obras aqui no Brasil e, nesse sentido, temos o ministro Tarcísio [Freitas] retirando do papel, resgatando o setor modal, que são as linhas de trem, que vai colocar nosso produto no exterior de maneira ainda mais competitiva”, afirmou.

Também estiveram presentes na coletiva os deputados estaduais Gilberto Cattani (PSL) e Elizeu Nascimento, além do deputado federal José Medeiros (Podemos). 

Texto/Fonte: RepórterMT / FELIPE LEONEL