Foto: ARQUIVO
Quinta, 11 de junho de 2020 - 12:54:47
Eleições 2020: Quem são os possíveis candidatos a prefeito em Sorriso?
ELEIÇÕES 2020
Os bastidores políticos de Sorriso em pleno movimento

Após a decisão do TRE-MT, que por unanimidade determinaram a criação e emancipação do distrito de Boa Esperança do Norte, as lideranças políticas da capital nacional do agronegócio brasileiro, cidade de Sorriso, sofre uma grande movimentação nos bastidores políticos, já que o presidente do MDB, vereador Marlon Zanella, é o candidato natural para assumir o executivo de Boa Esperança.

Com essa real possibilidade outros pré-candidatos ao legislativo sorrisense também se retiram do pleito e passarão a concorrer pelo novo município, trazendo preocupações aos partidos políticos já que perderão votos consideráveis para suas siglas.

O ex prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, que já sinalizou em entrevistas anteriores que não seria mais candidato a prefeito, estaria mudando de opinião diante do novo cenário.

Uma fonte próxima a Rossato falou a nossa reportagem que ele quer sim ser novamente o prefeito de Sorriso, que isso seria uma conquista pessoal. Outra fonte ouvida disse que ele não superou a derrota pelo atual prefeito Ari Lafin, e que garante que nos 45 minutos do segundo tempo Rossato se consolidará candidatíssimo.

De acordo com a fonte, possíveis vices de Rossato seriam a atual vereadora Professora Silvana Faccio, vereador Mauricio Gomes e outros dois nomes não divulgados de empresários da cidade.

Rossato perdeu muitos apoiadores, já que vários deles migraram para o lado da nova gestão e dizem estar muito contentes com o modo de comando do atual prefeito, citam a serenidade e a capacidade de acolhimento de Ari lafin, prefeito de Sorriso.

Já de outro lado, Ari Lafin , é o provável candidato a reeleição, já que está bem cotado em pesquisas internas, segundo conta um do seu mais experiente assessor.

Outro possível candidato é o atual deputado estadual Xuxu Dalmolin. Ele que foi vice-prefeito de Rossato não concluindo o mandato já que se desentendeu com o mesmo.

Dalmolin no pleito passado fez campanha ferrenha para Ari Lafin, e segundo informações de bastidores, teria também se desentendido com o atual prefeito e decide enfrenta-lo no próximo pleito, deixando a cidade de Sorriso desguarnecida de deputado estadual, já que a cidade elegeu apenas um no legislativo estadual.

Muitas pessoas ouvidas pela nossa reportagem não apoiam que Xuxu abandone a cadeira estadual, pois entendem que Sorriso irá perder muito sem ter ninguém na Assembleia para defender o município.

Alei Fernandes é outro nome que se discute nos bastidores políticos de Sorriso. Alei é empresário do ramo do agronegócio, já foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores. Seria o homem de Rossato, se esse decidir não disputar.

Fato salutar é que com essa possibilidade do distrito de Boa Esperança do Norte virar município já agora nesse ano de 2020, o cenário político de Sorriso será alterado, e muitos candidatos a vereadores que contavam com os votos daquela região, agora ficarão sem este colégio eleitoral e possivelmente não conseguirão a tão sonhada vaga no legislativo municipal.

 

OPINIÃO DA REDAÇÃO: Gestão Ari Lafin.

Facilmente ao andar pela cidade de Sorriso, nossa reportagem pode verificar várias obras e melhorias que estão pelos quatro cantos do município.

A cidade realmente recebeu muitas obras e investimentos importantes na gestão de Ari, como construções de novas salas de aulas, revitalizações de unidades de saúde, escolas, ruas e avenidas, praças, e nas áreas rurais foram revitalizadas as estradas vicinais e pontes, oferecendo maior segurança a toda a população.

Sorriso recebeu a implantação de novas empresas como a Loja Havan, atacadão Delnorte, uma nova Cooperativa de Crédito, entre outras, e também em grande expansão chega a cidade a maior indústria de biodiesel da américa latina, a empresa FS Bioenergia, que gerará entorno de dois mil empregos diretos, e será investido R$ 1 bilhão na instalação da usina no município, movimentando muito o comércio local. http://www.mt.gov.br/-/9307310-empresa-de-bionergia-vai-ampliar-em-r-1-bilhao-investimentos-em-mt

https://portalsorrisomt.com.br/noticia/empresas-de-mato-grosso-geram-23-mil-empregos-em-2019

Também chega a cidade uma universidade com o curso de medicina, um sonho de toda a população.

Já na área da agricultura Sorriso aumentou suas exportações cerca de 60% https://www.sonoticias.com.br/agronoticias/exportacoes-de-sorriso-crescem-mais-de-60-e-ultrapassam-u-1-bilhao/

Na área da saúde, várias outras aquisições dentre elas citamos a inauguração da farmácia cidadã 24 horas e o hospital de campanha para atender vítimas do covid-19, auxiliando as demais unidades durante esta pandemia. https://radio93fm.com.br/1a-farmacia-cidada-24-horas/

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2020/05/11/hospital-de-campanha-e-inaugurado-em-sorriso-mt-para-atender-casos-de-covid-19.ghtml

Várias outras empresas serão instaladas nos próximos meses em Sorriso, uma das bandeiras de Lafin é a industrialização e a geração de novas vagas de empregos para seus munícipes.

Texto/Fonte: REDAÇÃO