Foto: Reprodução
Segunda, 27 de setembro de 2021 - 14:12:43
Em operação, 15 pessoas foram encaminhadas à PJC por conduzirem sob efeito de álcool
LEI SECA
Prática ainda segue sendo rotina em Sorriso

Você está comendo um lanche em uma noite de sábado, relaxando ao ar livre depois de uma semana de trabalho. De repente, um veículo vem em sua direção. Não, não é mais uma edição do “Velozes e Furiosos”, não. É a realidade do “Bebida e Volante”.  A ocorrência, com toques de “surrealismo”, teve como cenário a Avenida Belo Horizonte e foi registrada neste sábado (25), quando, no mesmo horário, mas em outro local, forças de segurança estavam em uma operação justamente para tirar de circulação estes condutores.

Graças a doses adicionais de “sorte” e “ação divina”, a imprudência não causou vítimas, mas resultou em estragos consideráveis no trailer de lanche e no próprio veículo. Assim como este motorista, outros tantos ainda assumem o risco de conduzir um veículo depois de ingerir bebida alcoólica.

Só pra se ter uma dimensão deste problema, a 13.ª edição da Lei Seca resultou no encaminhamento de 15 condutores à Delegacia de Polícia Judiciária Civil justamente por estarem “indo e vindo” depois de tomarem água que passarinho não bebe.

A operação, que foi deflagrada na esquina entre as perimetrais Sudoeste e Noroeste das 22h de sexta (24) até as 4h de sábado (25) mostrou que, além dos detidos, outras 17 pessoas também perderam a chance de pegar uma carona e sentaram no banco do motorista depois de beber. Neste grupo específico, a dose de álcool por litro de ar alveolar registrada foi igual ou menor a 0,33 mg/L, o que configura somente infração.

No grupo das 15 que esticaram a noite na PJC, 3 se recusaram a soprar o etilômetro, mas, por visíveis sinais de embriaguez, foram conduzidas para a delegacia. Nas 12 que se submeteram ao teste, o valor registrado foi igual ou superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, o que extrapola a infração e se configura como crime de trânsito.

Ao todo, das 108 pessoas que se submeterem ao teste, 29 “testaram positivo” para o álcool, o que configura uma porcentagem de 26,85%. Bora acrescentar as outras 3 que se recusaram, mas aparentavam sinais de embriaguez? Pois é, se a amostra for esta, a porcentagem chega a quase 30%.

Mas vamos fazer um exercício de Poliana e assim como o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, tentar ver o lado positivo? “Quero desta vez destacar a prudência das 79 pessoas que estavam conduzindo totalmente ‘limpas’, cumprindo a obrigação de só  assumir um veículo nestas condições, e espero que quem ainda assume esse risco de dirigir depois de beber pense que esta atitude pode colocar em risco a própria vida, a vida de quem estiver no veículo, ou ainda a vida de terceiros”, destaca Moura.

As operações “Lei Seca” são realizadas de maneira conjunta entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), por meio da Guarda Municipal de Trânsito (GM), a Polícia Militar (PM), a Polícia Judiciária Civil (PJC), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o Ciopaer, o Detran, o Procon, e o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), com aval do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Texto/Fonte: Assessoria Prefeitura-Claudia Lazarotto