Foto:
Sexta, 26 de fevereiro de 2021 - 08:58:30
Embaixador e empresários do Irã visitam Sorriso para conhecer as potencialidades do agro
POLITICA
Responsável pela compra de 70% do milho brasileiro, o Irã é o segundo país que mais compra produtos de Mato Grosso

O embaixador do Irã, Hossein Gharibi, acompanhado de empresários iranianos, esteve em Sorriso na manhã desta quinta-feira (25), para conhecer pessoalmente as potencialidades relacionadas ao agronegócio, e estreitar o relacionamento comercial entre Irã e o Estado de Mato Grosso, em especial a região do município de Sorriso, maior produtor de grãos do Brasil.

Estiveram acompanhando a comitiva, o senador Carlos Fávaro, deputado federal Neri Geller, e representando o governador Mauro Mendes, o secretário de cultura, Beto Machado. A comitiva foi recepcionada pelo prefeito Ari Lafin, secretários e vereadores, que acompanharam a visita, realizada na usina de biocombustíveis Safras, que produz etanol à base de milho.

O embaixador iraniano Hossein Gharibi, confirmou a intenção em aumentar a relação comercial com o Brasil, em especial com o Estado de Mato Grosso. “Nossa relação comercial com o Brasil é muito boa, queremos aumentar isso, queremos comprar mais alimentos, pois o Irã tem uma população muito grande e precisamos de comida, como milho, soja e carne, e essa região nos oferece isso”, afirmou Hossein.

O embaixador ressaltou ainda, que além de fortalecer a compra de alimentos, pretende vender para o Brasil, produtos que são fornecidos pelo Irã, que são utilizados principalmente na produção agrícola.

O prefeito Ari Lafin, destacou a importância de Sorriso, que é considerada por lei, a Capital Nacional do Agronegócio, em estar estreitando os laços com empresários iranianos. “Estamos felizes em estar apresentando as potencialidades de Sorriso, que se destaca pela sua forte produção agrícola, aliada à responsabilidade sustentável e geração de emprego e renda, contribuindo com a economia do país”, afirmou Lafin.

O senador Carlos Fávaro, ressaltou o vínculo comercial do Irã com Mato Grosso. “Nosso estado se consolida cada vez mais com grandes oportunidades para investidores internacionais, o Irã é prova disso, é o segundo país que mais compra produtos de Mato Grosso, tenho certeza de que essa relação só vai aumentar com a visita deles aqui em Sorriso”, comentou.

O Irã é um grande parceiro comercial do Brasil. Quem confirma isso é o deputado federal Neri Geller. “Essa visita vai trazer muitos benefícios para Sorriso e região, este relacionamento é muito importante, afinal, o Irã é um grande parceiro comercial do Brasil, comprando cerca de 70% do milho que é produzido aqui”, comentou Geller, que também parabenizou o prefeito Ari Lafin pela importante relação institucional que vem promovendo em prol de Sorriso e região.

Além de conhecer as estruturas da indústria, a comitiva teve a oportunidade de acompanhar o processo de produção do etanol, à base do milho, e ainda acompanharam o processo de colheita da soja.

Um dos proprietários da indústria e ex-prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, disse estar feliz em receber a comitiva iraniana. “É uma satisfação enorme receber a comitiva de iranianos, apresentar a eles o cultivo da soja, todo o processo de produção do álcool, por meio do milho, assim como o DDG, importante nutriente do milho, utilizado principalmente para alimentação de animais de corte”, destacou Rossato.

Além de ser o país que mais importa milho do Brasil, o Irã também avançou na compra de soja, sendo o segundo produto brasileiro mais comprado pelos iranianos. Outro alimento muito procurado é a carne, o Irã é um dos cinco países que mais consome a carne brasileira, confirmando a importante relação comercial existente entre os dois países.

Texto/Fonte: