Foto: Reprodução
Saturday, 25 de March de 2023 - 10:54:53
Embate entre Lira e Pacheco ameaça validade de 26 medidas provisórias
26 matérias editadas pelo governo federal aguardam apreciação
Parte das MPs tem prazo de validade próximo do fim e corre risco de caducar com embate entre Lira e Pacheco e falta de análise do Congresso

Em meio ao embate entre Câmara dos Deputados e Senado Federal sobre o rito de apreciação das medidas provisórias (MPs), 26 matérias editadas pelo governo federal aguardam apreciação pelo Congresso Nacional.

Parte das MPs tem o prazo de validade próximo do fim e corre o risco de prescrever caso o Congresso não chegue a um consenso sobre a análise das pautas.

Entre as matérias que aguardam análise do Parlamento, estão 13 medidas anunciadas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) logo no início do mandato. Além disso, há 13 MPs editadas durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL) e que ainda não foram apreciadas pelo Legislativo.

Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL);presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).Marcos Oliveira/Agência Senado

imagem colorida de Arthur Lira - Metrópoles

Arthur Lira, presidente da Câmara dos DeputadosIgo Estrela/Metrópoles

Presidente do senado Rodrigo Pacheco durante Sessão de posse dos senadores eleitos eleição 2022 - Metrópoles

Presidente do Senado, Rodrigo PachecoIgo Estrela/Metrópoles

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL);presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).Marcos Oliveira/Agência Senado

imagem colorida de Arthur Lira - Metrópoles

Arthur Lira, presidente da Câmara dos DeputadosIgo Estrela/Metrópoles

 

1

Algumas das MPs de Lula foram pilares da campanha do petista à Presidência da República, como o novo Bolsa Família e programas como o Mais Médicos e o Minha Casa, Minha Vida.

overlay-clever

A lista também conta com a instituição do adicional complementar ao Auxílio Brasil e ao Auxílio Gás e a redução de alíquotas de tributos sobre combustíveis. Há ainda medidas sobre questões estruturais do governo, como a reestruturação de órgãos da Presidência da República e da Esplanada dos Ministérios.

Publicadas entre janeiro e março deste ano, as MPs editadas por Lula ainda preveem uma pequena folga até o fim da validade. Todas têm vencimento entre abril e maio deste ano, meses em que as matérias completam 60 dias desde a publicação.

O período pode ser prorrogado por mais 60 dias, o que dá ao Congresso mais tempo para resolver o impasse sobre o rito de apreciação das MPs. No entanto, a falta de consenso sobre a votação das medidas provisórias preocupa o governo, que está encolhido em meio à queda de braço entre Câmara e Senado.

Texto/Fonte: Rebeca Borges Sandy Mendes