Foto:
Domingo, 26 de julho de 2020 - 16:15:22
Empresários comemoram ato Governo: "salva empresas e empregos"
REABERTURA ECONÔMICA
Trata-se do primeiro passo, muito importante para a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos

As entidades representativas do setor comercial como Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Federação do Comércio (Fecomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá  e de Várzea Grandes (CDL), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (Facmat) e Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) emitiram uma nota, na tarde desta sexta-feira (24), em apoio ao decreto publicado pelo Governo do Estado autorizando a reabertura do comércio.

“Trata-se do primeiro passo, muito importante para a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos”. Entretanto, fazem uma alerta aos lojistas: “o momento é de reflexão para a melhor tomada de decisão. Quem abrir as portas precisa fazer isso com toda a segurança possível”, diz trecho da nota.

Por meio do decreto, o governo autorizou que todos estabelecimentos comerciais dos 141 municípios, que sejam considerados atividades não essenciais, possam ser reabertos com no máximo 70% da capacidade original para se evitar aglomerações que possibilitem a propagação da Covid-19.

Segundo as entidades, a atitude do Governo é um “voto de confiança” para com o setor que, em contrapartida, deve garantir o cumprimento das medidas, resguardando os trabalhadores e os clientes. 

A medida beneficia diretamente os empresários de bares, restaurantes, shoppings, academias, dentre outros, de Cuiabá e Várzea Grande que tiveram a quarentena estendida ontem por mais 14 dias, por decisão do juiz José Luiz Leite Lindote, que deu ao Estado a autonomia para decidir sobre o funcionamento do segmento comercial em todas as cidades.

“A pandemia não foi embora. Pelo contrário, ela vai permanecer entre nós durante um longo tempo – e precisamos aprender a conviver com isso, levando muito a sério todas as medidas preventivas. Caso contrário, certamente teremos novos fechamentos e ainda mais perdas econômicas, além de maior risco à vidas das pessoas”, diz outro trecho da nota.

Ao autorizar a reabertura, Mauro Mendes ratifica a declaração das entidades comerciais que os mato-grossenses já estão adaptados às novas medidas de combate a doença, sendo que os estabelecimentos terão que cumpri-las integralmente. "Os mato-grossenses aderiram aos novos costumes de proteção e higiene com uso de máscaras, álcool a 70% em gel e distanciamento mínimo entre as pessoas", fundamenta.

Em entrevista hoje, ao presidente da CDL-Cuiabá, Nelson Soares, diz que a prefeitura de Cuiabá perdeu R$ 1 milhão em arrecadação, em razão do fechamento das academias. Por outro lado, tem gasto R$ 4 milhões para manter a frota de ônibus 100% funcionando. Ou seja, um prejuízo para o município.

Por outro lado, as instituições comerciais ressaltam que a população se conscientize dos riscos impostos pelo coronavírus, evitando aglomerações e saindo de casa apenas para que o for realmente necessário. “O isolamento é fundamental para vencermos essa situação”.

Íntegra da nota:

Aos empresários de Mato Grosso,

O governo do Estado acaba de liberar o funcionamento do comércio mato-grossense, dentro de regras estritas para garantir a prevenção à disseminação do coronavírus. Trata-se de um primeiro passo muito importante para a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos.

Além disso, é também um voto de confiança na nossa capacidade de implantar e garantir o cumprimento das medidas, protegendo a saúde dos nossos trabalhadores e também dos clientes. A pandemia não foi embora. Pelo contrário, ela vai permanecer entre nós durante um longo tempo – e precisamos aprender a conviver com isso, levando muito a sério todas as medidas preventivas. Caso contrário, certamente teremos novos fechamentos e ainda mais perdas econômicas, além de maior risco à vidas das pessoas.

Portanto, o momento é de reflexão para a melhor tomada de decisão: quem abrir as portas, precisa fazer isso com toda a segurança possível. Nós, das entidades representativas – como a Fiemt, Fecomércio, CDL Cuiabá, CDL Várzea Grande, FCDL, Facmat, ACC Cuiabá – continuamos à disposição para apoiar com orientações, protocolos, materiais informativos e o que mais for necessário para que os empresários estejam plenamente cientes sobre o que devem fazer.

É fundamental também que a população em geral esteja cada vez mais consciente dos riscos, evitando aglomerações e saindo de casa apenas para que o for realmente necessário. 

Mais do que nunca, contamos com a colaboração de todos. E continuem contando com a nossa. Juntos, vamos atravessar esta crise.

Cuiabá, 24/07/2020

Gustavo de Oliveira

Fiemt - Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso 

José Wenceslau de Souza Junior

Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso

Nelson Soares Junior

CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá

David Willian Corrêa Pintor

CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande 

Ozair Nunes Bezerra

FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso

Jonas Alves de Souza

Facmat - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do estado de Mato Grosso

ACC - Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá

 

Texto/Fonte: