As inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira (26), com uma novidade: estudantes do 3º ano do ensino médio terão pré-inscrição automática. Esses alunos deverão apenas acessar a Página do Participante para confirmar seus dados e escolher a língua estrangeira da prova. Já os alunos do 1º e 2º ano, e candidatos que já concluíram o ensino médio, precisarão preencher a inscrição manualmente.
A taxa de inscrição é de R$ 85 para quem não teve direito à isenção, com pagamento até 11 de junho, podendo ser feita por boleto, PIX ou cartão de crédito. Quem recebeu isenção deve se inscrever normalmente para poder fazer a prova.
O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas, além de ser requisito para programas como Sisu, Prouni e Fies. A prova será aplicada em dois domingos, 9 e 16 de novembro, nos seguintes formatos:
9 de novembro: 45 questões de linguagens (40 de português e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e redação.
16 de novembro: 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.
Horários (fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término do 1º dia: 19h
Término do 2º dia: 18h30
Outra novidade é que o Enem poderá voltar a ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, dependendo da nota, função que havia sido transferida para o Encceja em 2017.