Foto: Assessoria
Quarta, 27 de outubro de 2021 - 14:22:13
Equipe da Carreta do Hospital do Amor começa a realizar exames de mamografia e preventivos em Vera
VERA
Os atendimentos começaram a ser realizados iniciou nesta segunda-feira (25) e devem seguir até quinta-feira (28)

A Prefeitura Municipal de Vera através da Secretaria de Saúde em parceria com o Hospital do Amor, trouxe para atender as mulheres verenses, a Carreta do Hospital do Amor, que chegou ao município nesta segunda-feira (25). A Carreta se instalou ao lado da UBS Sol Nascente, e na tarde de ontem já atendeu diversas mulheres, que se fizeram presentes com o exame de mamografia e também com o preventivo Papanicolau.

A Carreta veio para intensificar as ações do Outubro Rosa em prol da saúde das mulheres. A Secretaria de Saúde, já estava realizando desde o início do mês de outubro ações voltadas para esse público. A Carreta irá permanecer no município até a quinta-feira (28), não é necessário agendar os exames, o atendimento é feito com a distribuição de senha, e por ordem de chegada. O horário de atendimento nesta terça-feira será das 13h às 18h, nesta quarta-feira (27) das 07h às 18h, e na quinta-feira (28) também o mesmo horário de atendimento. Os exames são realizados gratuitamente.

Rosangela Zocolotto, foi uma das pacientes, que esteve presente no primeiro dia da Carreta em Vera, e realizou o exame de mamografia. “A importância desta ação, é ajudar as mulheres, a fazer a prevenção do câncer. A prevenção é muito importante e pode salvar vidas. Esse aparelho de mamografia que tem na Carreta do Hospital do Amor, é um aparelho de última geração, e pode detectar o câncer em um estágio primário, do tamanho de um grão de arroz, enquanto os aparelhos que normalmente tem em clínicas de exames detectam o câncer já do tamanho de um grão de feijão, ou seja, quando a doença já está mais avançada. Fazendo o exame com esse mamógrafo as chances de um tratamento precoce são bem maiores. Então eu recomendo, que as mulheres de Vera, aproveitem essa oportunidade, e venham fazer o exame e se cuidar”, destacou Rosangela.

O mamógrafo aparelho no qual são realizados os exames de mamografia da Carreta do Hospital do Amor, custou cerca de R$ 1 milhão de reais, e de fato é um aparelho de última geração. Além de realizar a mamografia na Carreta como ação do Outubro Rosa, várias mulheres de Vera, realizam o exame no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima em Sorriso. O secretário de Saúde Waldir Alessandro Gabriel, falou sobre a importância destas ações voltadas para as mulheres.

“Graças a Deus, estamos realizando o nosso sonho de zerar a demanda das mamografias e do preventivo Papanicolau. E com a vinda da Carreta do Hospital do Amor, vamos conseguir realizar todos os exames e atender as nossas queridas mulheres, e conseguir zerar a nossa demanda de exames com sucesso. Quero agradecer ao Prefeito Moacir Giacomelli, que está sempre nos apoiando, e nos ajudando na área da saúde. No último fim de semana realizamos cerca de 80 mamografias no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Sorriso, onde o município fez toda a logística de levar as nossas pacientes. E o trabalho continua hoje teremos nas UBSs o horário estendido de atendimento até às 20h, com as ações que estão sendo realizadas durante todo mês e convido todas mulheres na faixa etária para estar vindo e realizando os exames e participando das ações”, ressaltou Waldir. 

A enfermeira que atende na Carreta do Hospital do Amor, Karina Farias, falou sobre o trabalho que está sendo realizado em várias cidades de Mato Grosso. “Estamos rodando por algumas cidades de Mato Grosso, onde vamos realizar a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo de útero. Vamos estar fazendo esta prevenção que é um projeto do Hospital de Amor, em prol a saúde da mulher. Na Carreta trabalhamos com uma enfermeira e duas técnicas, que ficam na parte de mamografia. E lembrando que todos os exames são gratuitos”, concluiu Karina.  

Texto/Fonte: Assessoria