Foto: Secom-MT
Wednesday, 01 de October de 2025 - 11:20:25
Equipes atuam com máquinas, caminhões-pipa e aeronaves para controlar focos em diversas regiões do estado
CORPO DE BOMBEIROS COMBATE 15 INCÊNDIOS FLORESTAIS NESTA TERÇA-FEIRA EM MATO GROSSO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) segue no combate a 15 incêndios florestais em diferentes regiões do estado nesta terça-feira (30.9). Nas últimas 24 horas, a corporação conseguiu extinguir um incêndio em Chapada dos Guimarães e manter controlados outros três focos ativos, localizados em Vila Bela da Santíssima Trindade, Glória D’Oeste e União do Sul, sem risco imediato de propagação.

Os incêndios extintos ocorreram nos municípios de Nova Ubiratã, Cláudia e Vila Bela da Santíssima Trindade. Nas demais localidades, como Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Guarantã do Norte, Juara, Cocalinho, Nova Santa Helena, Cáceres, Barão de Melgaço, Colniza, Nova Maringá e Cláudia, as equipes seguem atuando com o apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, garantindo proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.

A operação conta com o suporte do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil do Estado, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar, trabalhando de forma integrada. Além disso, o CBMMT realiza monitoramento de 42 focos de calor em todo o estado, incluindo 27 incêndios florestais, 15 queimadas irregulares e três focos em terras indígenas. Nestes casos, o combate depende de órgãos do Governo Federal, já que o estado não possui autorização para atuar.

A fiscalização das queimadas irregulares é realizada pela Operação Infravermelho, coordenada a partir da Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. A ação utiliza imagens de satélite e outras tecnologias para prevenir incêndios e responsabilizar infratores.

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, os bombeiros já extinguiram 223 incêndios em dezenas de municípios, incluindo Chapada dos Guimarães, Cláudia, Pontes e Lacerda, Cáceres, Barra do Garças, Várzea Grande, Nova Maringá, entre outros. Nas últimas 24 horas, foram detectados 221 focos de calor, sendo 117 na Amazônia e 104 no Cerrado, de acordo com o Programa BDQueimadas do Inpe.

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e no Cerrado, e em áreas urbanas durante todo o ano. Denúncias de incêndios devem ser feitas imediatamente pelos números 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Texto/Fonte: Secom MT