Foto: CBMMT
Monday, 08 de September de 2025 - 07:58:55
Equipes combatem focos ativos, monitoram calor e reforçam prevenção em todo o estado
BOMBEIROS DE MT ATUAM EM 38 INCÊNDIOS FLORESTAIS NESTE DOMINGO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) segue em operação neste domingo (7.9), combatendo 38 incêndios florestais em diversas regiões do estado. Nas últimas 24 horas, três incêndios foram totalmente extintos nos municípios de Porto Alegre do Norte, Água Boa e Sinop. Outros sete focos ativos estão controlados, sem risco imediato de propagação, em municípios como Cláudia, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres, Tapurah, Rondonópolis e Sinop.

Os trabalhos envolvem combate direto, construção de aceiros, uso de aeronaves, maquinário e caminhões-pipa, além de equipes em solo. Em Barra do Garças, o foco está na Serra do Roncador e no Parque Estadual da Serra Azul. As operações contam com apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), Defesa Civil, Ciopaer e Polícia Militar.

O CBMMT também monitora 108 focos de calor ativos, sendo 97 incêndios florestais — 22 em terras indígenas — e 11 queimadas irregulares. Nos casos de áreas indígenas, a atuação depende de órgãos federais.

A fiscalização de queimadas ilegais é realizada pela Operação Infravermelho, com monitoramento por satélite e tecnologias de prevenção e responsabilização de infratores.

Desde o início do período proibitivo do fogo em Mato Grosso, os bombeiros já extinguiram 192 focos ativos, entre incêndios e queimadas irregulares, em municípios como Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Nova Ubiratã, entre outros.

Nas últimas 24 horas, 178 focos de calor foram detectados pelo Inpe, sendo 105 na Amazônia, 69 no Cerrado e 4 no Pantanal.

O CBMMT reforça que o uso do fogo é proibido para limpeza e manejo de áreas rurais no estado: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, e de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e Cerrado. Em áreas urbanas, a proibição é válida o ano todo.

Em caso de incêndio florestal, a população deve denunciar imediatamente pelos números 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Texto/Fonte: Secom MT