Foto: Secom-MT
Friday, 19 de September de 2025 - 09:56:36
Equipes usam aeronaves, caminhões e máquinas pesadas para conter chamas em diversas regiões
CORPO DE BOMBEIROS ATUA EM 12 INCÊNDIOS FLORESTAIS E MONITORA 58 FOCOS NO ESTADO

Nesta quinta-feira (18.9), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu 12 incêndios florestais ativos em diferentes municípios e mantém sob controle outros 21 focos nas últimas 24 horas. As áreas monitoradas incluem Rondolândia, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Porto Esperidião, Nova Ubiratã, Figueirópolis D’Oeste, Comodoro e Guarantã do Norte. Entre os focos em combate, Santo Antônio de Leverger e Barra do Garças registram dois incêndios ativos cada, enquanto no Parque Estadual da Serra Azul e na Serra do Roncador os incêndios foram controlados, mas seguem sendo monitorados.

As operações envolvem equipes em campo apoiadas por máquinas pesadas, caminhões-pipa, helicópteros e aeronaves, com o objetivo de controlar os incêndios e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente. O trabalho é realizado em conjunto com o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), Defesa Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Polícia Militar, garantindo resposta rápida e coordenada.

Além dos incêndios florestais, o CBMMT monitora 58 focos de calor em todo o estado, sendo 39 de incêndios florestais e 19 resultantes de queimadas irregulares. Entre esses, seis eventos ocorrem em terras indígenas, como Zoro e Roosevelt, em Rondolândia, Parque Indígena do Xingu, em Paranatinga e Nova Ubiratã, e Areões, em Nova Nazaré. Nessas áreas, o combate é responsabilidade do Governo Federal, e o Corpo de Bombeiros Militar ainda não foi acionado.

A Operação Infravermelho fiscaliza 19 focos de calor decorrentes do uso irregular do fogo, utilizando monitoramento por satélite e tecnologias de detecção antecipada, visando prevenção e responsabilização de infratores. Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o CBMMT já atuou na extinção de 207 incêndios em mais de 100 municípios, incluindo Chapada dos Guimarães, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica, entre outros.

Segundo dados do Satélite de Referência (Aqua Tarde) do Inpe, nas últimas 24 horas foram detectados 39 focos de calor em Mato Grosso, sendo 19 na Amazônia e 20 no Cerrado. O CBMMT alerta que um foco isolado não caracteriza incêndio florestal, mas a concentração de vários focos na mesma área geralmente indica propagação das chamas.

O Corpo de Bombeiros reforça a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e no Cerrado, e durante todo o ano em áreas urbanas. Denúncias de incêndios devem ser feitas imediatamente pelo 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Texto/Fonte: Secom MT