O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu 12 incêndios florestais nesta quinta-feira (23.10), enquanto três focos foram totalmente extintos e quatro estão controlados, sem risco imediato de propagação.
Os incêndios já extintos ocorreram nos municípios de Campinápolis, Primavera do Leste e Poxoréu, enquanto os focos controlados estão em Barão de Melgaço e Pontes e Lacerda, com monitoramento constante. As equipes seguem atuando em municípios como Itiquira, Tesouro, Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Nova Xavantina, Nova Santa Helena, Guarantã do Norte e Barão de Melgaço.
O combate conta com trabalho de campo apoiado por máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, incluindo o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), a Defesa Civil e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Polícia Militar, atuando de forma integrada.
O CBMMT realiza também o monitoramento de 28 focos de calor, sendo 24 incêndios florestais e quatro queimadas irregulares. Em áreas indígenas, dois incêndios foram registrados, mas o combate é de responsabilidade de órgãos federais.
A fiscalização das queimadas irregulares é feita pela Operação Infravermelho, com apoio de imagens de satélite e tecnologias de monitoramento para prevenir e responsabilizar infratores.
Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, os bombeiros já extinguiram 251 incêndios florestais, abrangendo dezenas de municípios do estado.
O CBMMT reforça que o uso de fogo em áreas rurais é proibido: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e Cerrado e o ano todo nas áreas urbanas. Denúncias podem ser feitas pelo 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).