Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto
Sexta, 02 de julho de 2021 - 17:02:36
Estado afirma que vacinação é responsabilidade dos municípios e sugere possível registro tardio em caso de doses vencidas
20 CIDADES

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES) afirmou que os municípios são responsáveis por gerir a aplicação de vacinas e sugeriu um possível registro tardio por parte das cidades que aparecem em reportagem da Folha de S. Paulo como tendo aplicado doses vencidas dos imunizantes.No Estado, mais de 150 pessoas teriam tomado a AstraZeneca com prazo expirado. 

Levantamento feito pela Folha de S. Paulo aponta que mais de 150 pessoas receberam doses vencidas de vacinas da Covid-19 em Mato Grosso. Em todo o país, o número é de pelo menos 26 mil. Cuiabá, Várzea Grande, Jangada, Rondonópolis e outros municípios estão entre os que receberam os imunizantes com o prazo expirado. 

A cidade com o maior número de doses vencidas aplicadas em Mato Grosso é Poconé, com 40. Elas foram ministradas no PSF Cohab Nova. Em Cuiabá, foram 19. (confira a lista completa no fim da matéria).

Em nota, a secretaria de Saúde pontuou que encaminha as doses de vacina aos Escritórios Regionais e municípios em até 48h do recebimento da remessa e certifica que os imunobiológicos estão dentro do prazo de validade estipulado pelo fabricante. 

"Contudo, o monitoramento da validade das vacinas deve ser realizado pelas gestões municipais, que também são responsáveis por elaborar estratégias para a imediata utilização das vacinas com prazos próximos do vencimento", diz trecho da nota.

Por fim, a Pasta ainda esclarece que existe a possibilidade de ter ocorrido o registro tardio da vacinação. Nestes casos, o sistema pode apontar uma data de aplicação diferente da data que o imunizante realmente foi aplicado.

As secretarias municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande estão analisando o caso e irão se pronunciar ainda nesta tarde.

 Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).

No início da tarde desta sexta-feira, a prefeitura de Maringá, apontada como a cidade com o maior número de doses vencidas, negou as informações. Segundo o secretário da Saúde do município, Marcelo Puzzi, "o lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS".

Porém,  a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou cerca de 4.000 doses ministradas após validade. A pasta disse que "orienta os municípios sobre a aplicação da vacinação contra a Covid-19 e a importância da verificação da data de validade antes do uso do frasco de uma vacina, inclusive com documentos técnicos com todas as condutas necessárias. Todas as grades são distribuídas dentro do prazo de validade".

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente.

Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado. O plano define, também, que cada indivíduo vacinado seja identificado com o lote da imunização recebida, o produtor da vacina e a dose aplicada. Isso é feito justamente para acompanhamento do Ministério da Saúde e eventual identificação de erros vacinais.

Confira na sua carteira de vacinação se você recebeu dose da AstraZeneca de um desses oito lotes abaixo e veja também se foi depois da data de validade:



As vacinas desses lotes foram distribuídas de janeiro a março pelo governo federal para todos os estados do país antes do vencimento. Elas somam quase 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade. Dessas, até o dia 19 de junho, 26 mil tinham sido aplicadas já vencidas.

Veja os pontos e cidades com vacinas vencidas aplicadas:



 

Texto/Fonte: Da Redação - Wesley Santiago / Olhar Direto