Foto: Só Notícias
Friday, 30 de May de 2025 - 10:56:51
Estado conquista reconhecimento internacional durante cerimônia em Paris, elevando status sanitário do agronegócio
MATO GROSSO RECEBE CERTIFICAÇÃO DE ZONA LIVRE DE AFTOSA SEM VACINAÇÃO

Mato Grosso conquistou a certificação de zona livre de febre aftosa sem vacinação, considerada a mais alta classificação sanitária para bovinos, bubalinos e suínos no mundo. O anúncio foi feito durante a 92ª Assembleia da Organização Mundial de Saúde Animal, em Paris, com a participação da comitiva mato-grossense liderada pelo vice-governador Otaviano Pivetta.

O governo estadual destacou que a conquista é resultado de mais de 40 anos de trabalho técnico e político, com investimentos superiores a R$ 100 milhões nos últimos cinco anos para modernizar o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

O vice-governador ressaltou a importância do certificado para o agronegócio local e nacional, afirmando que Mato Grosso, que possui o maior rebanho bovino do país, com 33 milhões de cabeças, terá maior acesso a mercados internacionais exigentes, especialmente na Ásia, responsável por exportações que somaram US$ 2,1 bilhões em 2023.

Pivetta afirmou que a certificação é uma “virada de chave” para o Brasil e destacou a importância da manutenção do status para que o país continue como grande produtor de carne com qualidade e segurança.

Texto/Fonte: Só Notícias