Foto: REPRODUZIDO/ Prefeitura Municipal de Sorriso
Sexta, 29 de setembro de 2023 - 09:13:51
Estratégia da Prefeitura para o último ano de mandato é redução de gastos
PLANEJAMENTO
Prefeitura prepara reforma administrativa e o Prefeito pede aos secretários planejamento de acordo com a realidade e que acompanhem os investimentos de cada pasta

A receita do Município teve queda de mais de R$ 100 milhões em relação aos anos anteriores e para 2024, a prospecção é que esse número chegue a 150 milhões a menos. Preocupado com essa realidade, o Prefeito Ari Lafin reuniu os gestores de cada secretaria, separadamente para juntos, com o secretário da Cidade Ednilson Oliveira e coordenadores, o secretário adjunto da Semfaz, Miraldo Gomes de Souza e o coordenador do Programa Revitalização, Xavier, traçarem novas estratégias de contenção das despesas, desde já.

Com base no cronograma de obras, tanto do Programa de Revitalização, quanto as já licitadas e estão dentro do orçamento, foi possível chegar a um denominador comum.

Quando a Administração Municipal projeta, uma obra com a garantia dos recursos, não inviabiliza a Prefeitura, mas se nada for feito, e houver queda de receita é possível a inviabilidade, observa Ari. “Para evitarmos começar uma obra e não entregar é que estamos nos reunindo e juntos preparar o orçamento para 2024”.  

Cortes com compras é o primeiro item elencado pelo Prefeito que pediu aos secretários um relatório de investimentos e cuidado com os equipamentos. “Claro que há exceções, como por exemplo, móveis e utensílios para os novos prédios da Secretaria de Assistência Social.  Vamos terminar o que foi começado e já está licitado, queremos entregar as obras acabadas e funcionando”.

Seguindo a relação o Prefeito solicitou o levantamento de custos, de cada secretaria para o último trimestre de 2023; regularizar férias de todos os servidores; aproximação com a Controladoria Municipal; visitar as obras e acompanhar pari-passo de cada uma; dialogar com a responsável pelo departamento de Patrimônio para alinhar detalhes de entrega da gestão com tudo certo; aproximação com o Ministério Público e judiciário; ficar atentos aos projetos encaminhados para votação na Câmara Municipal; cuidar as emendas impositivas. “São detalhes que no final fazem a diferença”, acrescenta.

Ari destacou o plano de governança, cuja norma considera diversos fatores na gestão dos recursos públicos.  “Estamos disputando o prêmio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) e queremos ser o Município mais bem governado. Para isso, precisamos atingir os melhores índices de regularidade, eficiência, efetividade e transparência na prestação de contas públicas”, enfatiza.
Para o próximo ano, Ari pediu que cada secretaria elabore seu calendário de eventos e que a pasta encarregada solicite a todas as entidades, associações e Igrejas o calendário anual de eventos, assim será possível administrar os espaços disponíveis sem confronto de datas e locais.

Texto/Fonte: Com Informações, Marlene Destri/Prefeitura Municipal de Sorriso