Estão abertas, a partir desta segunda-feira (14), as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento para cursos superiores em instituições privadas. Os interessados devem se inscrever até o dia 18 de julho, de forma gratuita, por meio do site oficial do programa.
Podem participar candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação. A renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos.
Nesta edição do segundo semestre de 2025, o Fies oferece 74.500 vagas em todo o país, distribuídas em 18.419 cursos de 1.215 instituições. Mato Grosso conta com 1.546 vagas. Os estados com maior número de oportunidades são São Paulo (11.397), Bahia (8.050) e Minas Gerais (7.970).
A consulta das vagas pode ser feita diretamente no portal do Fies, onde é possível filtrar a busca por estado, município, curso, instituição de ensino e conceito do curso.
O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, ressaltou que a Seduc incentiva os estudantes a aproveitarem todas as oportunidades de acesso ao ensino superior. “Aquele que não conseguiu entrar em uma universidade pública também merece estudar. O Fies é uma possibilidade real de transformar sonhos em realidade”, destacou.
O processo seletivo também reserva 50% das vagas para candidatos em situação de vulnerabilidade. Estudantes com renda per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) em situação ativa poderão ser contemplados com o Fies Social, que garante financiamento integral dos encargos educacionais.
Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo viabilizar o acesso de estudantes ao ensino superior privado, desde que as instituições estejam avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A iniciativa representa uma alternativa importante para jovens que buscam ingressar na graduação e não tiveram acesso a universidades públicas.