A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) anunciou que mais de 37 mil estudantes da rede estadual de Mato Grosso, matriculados na modalidade regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão aptos a participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições seguem abertas até 6 de junho.
Desses, mais de 27 mil alunos estão sendo preparados com o apoio do programa Pré-Enem Digit@l MT, que oferece material didático exclusivo, com simulados e atividades pedagógicas ao longo de nove meses — de março a novembro. As ações do cursinho são realizadas de forma presencial e online em 14 municípios polos, com suporte de plataformas digitais como a RIEH (Rede de Inovação para Educação Híbrida) e a atuação de professores selecionados da própria rede estadual.
Entre as iniciativas do programa neste ano estão pílulas de conhecimento, jogos educativos, oficinas de redação e o quadro “fato ou fake”, além de aulões temáticos. Um dos destaques é o aulão de redação, agendado para 4 de junho, às 19h, com transmissão pelo YouTube da Seduc.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Pré-Enem Digit@l MT busca oferecer igualdade de oportunidades aos estudantes que sonham com uma vaga no ensino superior. “O Enem pode transformar a vida de muitos jovens ao possibilitar acesso ao Sisu e ao ProUni”, afirmou.
A Seduc lembra que estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, bolsistas integrais de escolas privadas e inscritos no CadÚnico têm direito à isenção da taxa de R$ 85. Além disso, alunos beneficiados pelo programa federal Pé-de-Meia receberão R$ 200 após comparecerem aos dois dias de prova.
Cronograma do Enem 2025:
-
Inscrições: de 26 de maio a 6 de junho
-
Pagamento da taxa: até 11 de junho
-
Provas: 9 e 16 de novembro