Foto: Canva
Tuesday, 01 de July de 2025 - 17:49:25
Estudo aponta que banha eleva colesterol bom e reduz triglicerídeos, mas indica moderação no consumo
BANHA DE PORCO OU ÓLEO DE SOJA: QUAL É MAIS SAUDÁVEL?

Um estudo realizado pela Faculdade União das Américas, no Paraná, analisou os efeitos do consumo de banha de porco e óleo de soja sobre o colesterol, triglicerídeos e composição corporal, em duas mulheres de 19 anos, durante 45 dias.

Resultados principais:

  • Colesterol total: aumentou 11,7% com banha e reduziu com óleo de soja;

  • HDL (colesterol bom): subiu 77% com banha e caiu 20,5% com óleo;

  • VLDL e triglicerídeos: caíram com banha (25% no VLDL) e aumentaram com óleo (27% e 26% respectivamente);

  • LDL (colesterol ruim): subiu 13,6% com banha e caiu 6,8% com óleo.

Apesar do aumento no LDL, o estudo concluiu que a banha apresentou benefícios maiores devido à elevação do HDL e à redução do VLDL e triglicerídeos.

Impacto na composição corporal:
Ambas as gorduras levaram a ganho de peso e gordura corporal, mas o óleo de soja teve impacto mais negativo, elevando a relação cintura/quadril, ao passo que a banha reduziu essa relação.

Opinião dos especialistas:
A endocrinologista Maria Clara Martins destaca que a banha é um alimento natural, minimamente processado, enquanto os óleos vegetais, como o de soja, são altamente processados e mais inflamatórios, segundo a nutricionista Angéli Marques Golfetto. A banha também é mais estável em altas temperaturas, sofrendo menos alterações tóxicas que os óleos vegetais.

Calorias e consumo:
A banha tem mais calorias por grama, mas em geral é usada em menor quantidade para untar panelas. O consumo excessivo de gorduras, mesmo as “invisíveis” da cozinha, deve ser evitado.

Recomendações para cozinhar:
Especialistas indicam o azeite de oliva extravirgem como a melhor opção para uso diário, seguido por manteiga Ghee, manteiga comum e banha de porco em moderação. Margarinas e óleos vegetais como soja, milho e canola são pouco recomendados.

Quem deve evitar banha?
Pessoas com doenças cardiovasculares ou colesterol alto devem preferir gorduras insaturadas, como azeite e manteiga. Já indivíduos saudáveis e ativos podem usar banha moderadamente como segunda opção após o azeite.

Dicas para uso saudável:
A gordura deve ser usada em pequenas quantidades, idealmente apenas para untar a panela ou refogar legumes, com limite máximo de uma colher de chá a uma colher de sobremesa por preparo.

A escolha da gordura depende do perfil de saúde e do equilíbrio na alimentação, não apenas do tipo de gordura consumida.

Texto/Fonte: G1