Foto: Reprodução
Friday, 10 de December de 2021 - 09:37:04
Evacuação de avião da Azul se deu sem ordem dos comandantes
PANE HIDRÁULICA
Relatório do Seripa sobre decolagem abortada no Aeroporto Marechal Rondon em novembro é encerrado.

O relatório do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) sobre o voo da aeronave Airbus A320 da Azul Linhas Aéreas, que teve a decolagem abortdada no dia 25 de novembro, no Aeroporto Marechal Rondon, e evacuou às pressas os passageiros, aponta que a aeronave teve uma pane no sistema hidráulico. Ainda de acordo com o documento, os pilotos não comadaram a ordem de evacuação da avião.

O documento aponta que, durante a corrida de decolagem, o painel de alarmes da aeronave apresentou uma mensagem relacionada ao sistema hidráulico. Em um trecho do relatório, a Seripa cita que a aeronave foi evacuada sem autorização do comandante. "Mesmo sem o comandamento dos pilotos, ocorreu uma evacuação com a aeronave ainda sobre a pista", diz trecho do documento.

O voo 2751 estava previsto para decolar às 2h da manhão com destino a Garulhos, São Paulo. O voo foi abortado minutos antes da decolagem. No total, 146 passageiros deixaram a aeronave pela saída de emergência pelas escadas infláveis. Boa parte ficou ferido e precisou ser levado ao Pronto-Socorro Municipal Várzea Grande.

Passageiros relataram que os comissários de bordo gritavam que a aerovane iria explodir. Em seguinda, o avião deu uma freada brusca e os próprios passageiros começaram a abrir as saídas de emergência. Ao pularem nas escadas infláveis, alguns deles acabaram caindo no chão e se machucando. Alguns tiveram ferimentos leves. Após descerrem da aeronave, os passageiros feridos ficaram no chão da pista de pouso aguardando o socorro do Corpo de Bombeiros por mais de 30 minutos.

Por meio de nota, a Base Operacional que fica nas dependências do aeroporto afirmou que, ao ser acionada, as equipes foram imediatamente para onde se encontravam as vítimas. Na época, a empresa Azul Linhas Aereas informou, por meio de nota, que a aeronave teve sua decolagem abortada após a identificação de uma pane, tendo o comandante do voo realizado o procedimento padrão previsto para esse tipo de situação.

Texto/Fonte: MÁRCIA TOMAZ - HIPER NOTÍCIAS