Foto: divulgação
Quinta, 22 de julho de 2021 - 10:12:03
Exportação de algodão aumenta 47% em MT nos primeiros seis meses do ano
ALGODÃO
Dentre os estados exportadores, Mato Grosso se manteve no ranking como o 5º maior estado exportador, assim como em 2020.

Mato Grosso vendeu mais de 1,1 milhão tonelada de algodão nos primeiros seis meses de 2021. O volume é 47% maior que o comercializado no mesmo período do ano passado.

Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior, divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Dentre os estados exportadores, Mato Grosso se manteve no ranking como o 5º maior estado exportador, assim como em 2020. As exportações mato-grossense representam 9,3% do total das exportações brasileiras em 2021.

O principal cliente é a China, responsável por comprar 24% do total vendido para outros países. A receita também foi mais alta.

Três produtos concentraram 97% das exportações de 2021 do estado para a China: soja (83,2%); carnes bovinas congeladas (8,2%); e algodão (6,4%).

Produção do algodão diminui durante a pandemia — Foto: TV TEM

Produção do algodão diminui durante a pandemia — Foto: TV TEM

Em 2021, a Turquia foi o segundo maior destino das exportações de Mato Grosso, com a soja representando 72,3% do total das vendas para esse país. Já para a Tailândia, as tortas e resíduos sólidos da extração de soja predominaram nas exportações de 2021, correspondendo à 55,4% do total.

A Espanha é o quarto principal mercado das exportações do Estado de Mato Grosso em 2021, tendo a soja como o produto de maior peso no total das exportações, com uma participação de 93,6% e o milho em sequência, como segundo produto mais exportado, representando 3,0%. Soja e milho, juntos, representaram 9,6% das exportações do Estado de Mato Grosso para a Espanha em 2021.

Em 2021, o estado efetuou exportação para 138 países, dos quais, concentraram-se em dez países cerca de 77,3% das exportações matogrossenses em 2021.

O algodão foi o segundo produto mais exportado por Mato Grosso, cuja receita externa somou US$ 1,3 bilhão, correspondendo à 11% das exportações estaduais entre janeiro a junho de 2021 e 55% a mais que em 2020.

Foi o segundo produto mais exportado pelo estado no primeiro semestre, correspondendo à 11% das exportações estaduais. Segundo o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, os bons números são resultados da retomada da economia mundial após a diminuição dos casos de Covid-19 após a vacinação.

Em relação a este ano, até agora foram colhidos cerca de 12% do algodão na segunda safra no estado. A estimativa é que a produção fique acima dos 3,9 milhões toneladas, 24,5% a menos que no ano passado.

O motivo foi o atraso na safra de soja, que impediu os produtores de plantarem algodão no tempo certo. Com isso, muitos diminuíram a área de plantio.

No total, a área semeada com a pluma no estado foi 20% menor. A consequência disso para as exportações deve aparecer no primeiro semestre do ano que vem.

Segundo o Imea, a expectativa é que a demanda pelo produto continue crescendo em todo o mundo.

Texto/Fonte: TV Centro América