Foto: Sistema CNA
Sexta, 22 de maio de 2020 - 08:54:08
Exportações compensam mais para produtores de algodão neste início de maio, diz Cepea
ALGODÃO
Segundo pesquisadores, preços para os embarques da pluma seguem firmes, mas excedente de produção interno ainda é expressivo

 

As exportações brasileiras de algodão seguem firmes e remunerando mais que as vendas no mercado doméstico no começo de maio, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).

Entretanto, o excedente interno ainda é expressivo, apontam os pesquisadores. Por isso, o país precisa continuar embarcando volumes ainda mais significativos nos próximos meses.

O Cepea alerta que uma nova safra deve chegar em breve ao mercado de forma intensa, em um contexto de baixo ritmo de produção industrial desde março. Com isso, os preços do algodão em pluma estão se descolando dos internacionais.

Preços

Nesse cenário, enquanto a paridade de exportação segue relativamente firme, sustentada pelos valores externos e pela taxa de câmbio, as cotações domésticas têm sido pressionadas.

Entre 5 e 12 de maio, o indicador do algodão em pluma Cepea/Esalq, com pagamento em 8 dias, recuou 0,32%, fechando a R$ 2,6066 por libra-peso na terça-feira (12/5). No Brasil, compradores estão retraídos, já que boa parte das indústrias está com a produção
paralisada ou reduzida, consumindo a matéria-prima estocada.

Do lado vendedor, parte está flexível nos preços pedidos neste mês de maio, na tentativa de fechar negócios. No entanto, alguns agentes se retraíram das vendas, pois entendem que os valores praticados estão baixos ou ainda se mantêm firmes nos pedidos.

Texto/Fonte: Revista Globo Rural / Da Redação