A circulação de trens na Linha 7-Rubi da CPTM foi comprometida na manhã desta segunda-feira (25), após o descarrilamento de um veículo de manutenção na região da estação da Luz, em São Paulo. A ocorrência resultou em velocidade reduzida no trajeto e plataformas lotadas em importantes estações, como Brás, Luz e Palmeiras-Barra Funda.
De acordo com a companhia, o problema ocorreu durante a madrugada, quando o truque do último vagão do veículo apresentou falha e saiu dos trilhos. Embora não tenha dado detalhes sobre a extensão do descarrilamento, a CPTM confirmou que a ocorrência exigiu a atuação de equipes técnicas para restabelecer a normalidade.
Como medida emergencial, os trens da Linha 7 passaram a circular apenas até a estação Palmeiras-Barra Funda, enquanto os da Linha 10-Turquesa encerram o trajeto na Luz. Já a Linha 11-Coral alterna o ponto final entre Luz e Barra Funda durante o horário de pico. A empresa informou ainda que adiantou a operação assistida da Linha 11, inicialmente prevista para depois do rush.
Em nota, a CPTM pediu desculpas aos passageiros pelos transtornos e orientou que os usuários utilizem linhas alternativas, como a Linha 3-Vermelha do Metrô e a própria Linha 11-Coral.
O descarrilamento desta segunda-feira soma-se a outros dois casos registrados neste ano em trechos da CPTM. No dia 27 de junho, houve ocorrência semelhante na Linha Coral, entre Luz e Brás. Já em 29 de janeiro, o problema aconteceu no Pátio Brás. Todos os episódios ocorreram entre as estações Luz, Barra Funda e Brás.
Imagens registradas nas primeiras horas da manhã mostram plataformas lotadas e trabalhadores da CPTM atuando nos trilhos para solucionar a falha. Segundo levantamento da TV Globo, este é o terceiro descarrilamento registrado em linhas da companhia em 2025.
Paralelamente, a CPTM anunciou que pretende encerrar o “Serviço 710”, integração direta entre as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, mas não detalhou quando a mudança entrará em vigor.