Foto:
Quinta, 17 de dezembro de 2020 - 15:18:04
Fávaro vê legislação atrapalhadora e defende uso de terras indígenas para plantar e explorar minérios
CONEXÃO PODER / VEJA VÍDEO
Senador defende que índios possam escolher como usar suas terras. Ele aponta que as amarras da legislação atrapalham o desenvolvimento do país.

Em entrevista ao Conexão Poder, o senador Carlos Fávaro (PSD) falou sobre pautas discutidas com o presidente Jair Bolsonaro a respeito das terras indígenas. Ele defende a mudança da legislação para permitir a pavimentação de estradas próximas a territórios indígenas, assim como o uso das áreas pelos índios para plantar e até explorar minérios.

PUBLICIDADE

 

Para Fávaro, o Estado interfere demais no que os índios podem fazer e critica que a legislação se torna atrapalhadora do desenvolvimento do país.

“Sou favorável inclusive de ouvir os indígenas com relação à exploração de minérios de pedras preciosas de terras indígenas, mas ouvir eles, usar aquela riqueza que está sob seu solo para dar qualidade de vida melhor para eles, se eles quiserem. O que não pode é tapar o sol com a peneira e achar que não existe a invasão de área sobre os índios, que alguém fica fazendo a ilegalidade. Nós precisamos,  se eles quiserem, trazer essa legalidade e essa opção. Não querem? Ok. Então deixa lá, sem ninguém tocar. O que não pode é sob  o pretexto de que vai cuidar do índio, dar a oportunidade de ele se manifestar de que tipo de vida ele quer”, disse Fávaro.

As mudanças devem ser discutidas no Congresso.

 

Veja vídeo:

Texto/Fonte: