Foto: REPRODUÇÃO/ Canal Rural
Segunda, 04 de setembro de 2023 - 07:56:33
Fim da safra de soja explica desaceleração do PIB, diz IBGE
AGRONEGÓCIOS
Produto Interno Bruto avançou 0,9% de abril a junho na comparação com o primeiro trimestre de 2023, quando havia crescido 1,9% na margem

A coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis, disse nesta sexta-feira (1) que o fim da safra de soja e a política monetária explicam a desaceleração no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2023 na comparação com o primeiro.

O Instituto informou que o PIB avançou 0,9% de abril a junho na comparação com o primeiro trimestre de 2023, quando havia avançado 1,9% na margem – este dado foi revisado para alta de 1,8%, conforme informação divulgada também nesta sexta-feira pelo instituto.

Segundo Rebeca, o Brasil manteve “crescimento importante”, apesar da desaceleração ante os três primeiros meses do ano.

Recuo do agronegócio

Ela atribuiu o fato à boa base de comparação do primeiro trimestre e, mais objetivamente, citou a taxa de juros elevada e o recuo do agronegócio (-0,9%), cujo PIB havia puxado o desempenho do primeiro trimestre.

O movimento se deve ao fato de cerca de 60% da safra da soja já ter sido colhida nos primeiros três meses do ano.

“Nós continuamos com um crescimento importante. Obviamente, a política monetária influencia a economia. Mas tem outros fatores que amenizam”, disse a coordenadora.

E continuou: “A única atividade que caiu foi a agropecuária, mas isso não significa que seja um ano ruim para a atividade. A queda se deveu a essa comparação das safras.”

Texto/Fonte: Com informações, Canal Rural.