Foto: Internet
Quarta, 15 de junho de 2022 - 16:34:29
Fim de uma era: o Internet Explorer está oficialmente morto
TECNOLOGIA
Usuários do Windows 11, aliás, sequer precisam se preocupar com a novidade, já que o sistema operacional mais recente da Microsoft nem conta com uma versão acessível do Internet Explorer.

Companheiros velhos de guerra da rede mundial de computadores, arcontes da conexão discada, deem as mãos em homenagem a quem, “no nosso tempo”, nos forneceu a principal via de acesso à internet: hoje (15), o Internet Explorer está oficialmente morto.

Depois de 27 anos de trabalho, a Microsoft descontinuou o suporte ao Internet Explorer 11, a versão mais recente do antigo navegador, efetivamente “matando” a marca após gradualmente trocá-la, desde 2015, pelo Microsoft Edge na chegada do Windows 10.

Alerta que a Microsoft já começou a enviar para usuários que ainda dependem do Internet Explorer: efetivamente "morto" a partir de hoje (15), antigo navegador deixou de ter suporte da empresa americana

Alerta que a Microsoft já começou a enviar para usuários que ainda dependem do Internet Explorer: efetivamente “morto” a partir de hoje (15), antigo navegador deixou de ter suporte da empresa americana (Imagem: Microsoft/Reprodução

O anúncio, antecipado pelo Olhar Digital há alguns dias, não traz muitas mudanças práticas: segundo o StatCounter, o Internet Explorer conta com algo em torno de meio por cento (0,5%) de participação de mercado, e este número provavelmente contempla empresas e usuários finais que não fizeram as devidas atualizações.

Seja como for, essas pessoas não terão mais muita opção: ao longo dos próximos dias, a Microsoft começará a enviar alertas de atualização mandatória, redirecionando os poucos usuários do “IE” para o Edge. O atual navegador da empresa conta com motor Chromium – o mesmo do concorrente Chrome, do Google – o que lhe confere maior compatibilidade com extensões e plugins disponíveis em vários browsers.

Apesar disso, o Internet Explorer não estará 100% “morto”: o Edge conta com um “Modo IE” que, segundo a Microsoft, ainda terá suporte até pelo menos 2029. Esse modo é alavancado pelo motor MSHTML, presente no Windows 11, e serve para assegurar compatibilidade com aplicações mais antigas e desatualizadas em algumas empresas.

Usuários do Windows 11, aliás, sequer precisam se preocupar com a novidade, já que o sistema operacional mais recente da Microsoft nem conta com uma versão acessível do Internet Explorer.

Ainda assim, uma era longínqua e longeva da internet tem seu fim hoje: “press ‘F’ to pay respects”, como diz o meme.

Texto/Fonte: Por Rafael Arbulu, editado por André Lucena