A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em conjunto com a Polícia Militar, o Batalhão de Proteção Ambiental e a Delegacia de Meio Ambiente, realizou diversas operações na última semana focadas no combate à pesca predatória no rio Cuiabá e municípios próximos, como Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.
Nas ações, foram apreendidos mais de 400 quilos de pescado, incluindo espécies proibidas e peixes fora do tamanho permitido, além de materiais ilegais de pesca como redes e embarcações. Somadas, as multas aplicadas chegam a quase R$ 90 mil, e os infratores foram conduzidos à delegacia para registro das ocorrências.
Em Santo Antônio de Leverger, foram devolvidos ao rio 113 peixes das espécies pacu, piraputanga e pacupeva. A fiscalização também abordou embarcações e apreendeu centenas de peixes em flagrantes, além de promover ações educativas para conscientizar a população sobre as normas da pesca legal.
No trecho urbano do rio Cuiabá, em Cuiabá e Várzea Grande, a fiscalização apreendeu redes de pesca proibidas, canoas e pescado irregular, reforçando o compromisso com a proteção ambiental.
A Sema reforça que a pesca profissional deve respeitar as espécies protegidas pela lei, e que para o pescador amador são permitidos apenas o pesque e solte e a captura limitada para consumo local, sendo proibida a comercialização.
Denúncias de pesca ilegal podem ser feitas pela Ouvidoria da Sema via telefone, e-mail, aplicativo MT Cidadão ou nas regionais do órgão.